Localizado no alto das impressionantes montanhas de Baldo, norte da Itália, cravado na rocha à 774 metros de altura, esse santuário místico é um destino religioso e espiritual imperdível. Cercado por uma paisagem espetacular, oferece uma vista deslumbrante do Lago de Garda.
Além de sua beleza natural, o Santuário de Madonna della Corona, datado do século XVI, é famoso por sua arquitetura única, sendo construído diretamente na rocha das montanhas, quase como se saísse dela.
Reza a lenda que a construção desse santuário ocorreu em homenagem ao milagre da Virgem Maria, cuja imagem surgiu milagrosamente na encosta rochosa da montanha, trazida a Monte Baldo pelos anjos em 1522.
De lá para cá, a Igreja do Santuário de Madonna della Corona foi ampliada, reconstruída e restaurada várias vezes, transformando-se num dos mais conhecidos santuários da Itália dedicado à Virgem Maria.
É um verdadeiro exemplo de fé e devoção, impossível não se emocionar na visita.
COMO CHEGAR
Nesse dia, estávamos na região de Valpolicella, numa visita à vinícola Masi Canova, e de lá partimos para a bela e pequena cidade de Spiazzi di Ferrara di Monte Baldo, província de Verona, ponto de partida para conhecer o Santuário. Nosso percurso de carro até Spiazzi durou cerca de 30 min.
Partindo de Verona, o percurso fica em cerca de 50 min de carro.
Da cidade de Spiazzi saem micro-ônibus (shuttle bus) do próprio Santuário, a partir de 9h da manhã, a cada 30 minutos, até às 18:30h que levam até um local próximo. O valor é 1,80 euros só um trecho ou 3 euros ida e volta.
O restante do caminho é feito a pé, a uma curta caminhada, que passa por dentro de um túnel cavado na montanha com paisagens de tirar o fôlego.
Outra opção também é fazer todo o percurso caminhando por cerca de 1,5km. Vale lembrar que a ida é uma descida e na volta subida.
Durante o trajeto, estão reproduzidas as 15 estações da Via Crucis em estátuas de bronze (feitas pelo arquiteto Raffaele Bonente), tornando o caminho mágico e extremamente emocionante.
Também é um lugar muito famoso de peregrinação.
O SANTUÁRIO
No topo, você encontrará uma igreja absolutamente impressionante, além de uma atmosfera tranquila e serena.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de novembro à março de 8h às 18h e de abril à outubro, de 7h às 19:30h. O Santuário recebe muitos turistas de toda parte do mundo durante todo o ano.
Junto à igreja possui uma cafeteria, banheiros e uma loja com artigos religiosos ligados ao Santuário.
A fachada da igreja e seu interior são adornadas com estátuas brancas em mármore de carrara do escultor Ugo Zannoni.
No seu interior, a parede do lado esquerdo é inteiramente escavada na rocha. A estátua da Madonna della Coronna fica no altar que também tem sua parede no fundo de rocha.
Para os peregrinos e visitantes em busca de paz e espiritualidade, o Santuário de Madonna della Corona é um local inspirador e acolhedor. A sensação de conexão e paz ao visitar esse lugar especial é indescritível.
Não deixe de incluir o Santuário de Madonna della Corona em seu roteiro pelo Lago de Garda. Seja você religioso ou simplesmente em busca de momentos de paz, este local promete tocar seu coração e deixar uma marca duradoura em sua memória.