Viajar nos leva a somar experiências que nos interessam: gastronomia, cultura, natureza e sobretudo vinhos para nós que somos autênticos wine lovers! Nesse quesito a Itália nunca decepciona e ainda proporciona um dos lugares mais fotogênicos do mundo: a Toscana.
Aqui nesse pedaço do “Bel Paese” – belo páis – muito renomado pelas suas clássicas rotas turísticas como Florença e Pisa, tem oferecido experiências ainda mais interessantes e cativantes na província de Siena.
Não é de ontem que os vinhos toscanos muito apreciados no Brasil provem quase todos de uvas a base de Sangiovese, a cepa que dá origem a tintos de bom corpo e longevidade.
A surpresa, no entanto, vem dessa cepa rebelde por definição porque sobrevive em meio ao domínio dos vinhos tintos. Já ouviram falar da uva Vernaccia de San Gimignano? Essa cidadezinha de charme cinematográfico inspirou o diretor Franco Zeffirelli que ali filmou nos anos 70, Irmão Sol Irmã Lua, que narrava a vida de São Francisco de Assis. As suas altíssimas torres evocam também cenários como os da recente série “Game of Thrones”.
Que vinho é a Vernaccia? Com certeza um dos mais antigos da Itália. Na Idade Média foi celebrada por Dante nas suas obras e no Renascimento até o famoso escultor Michelangelo Buonarotti era um fiel devoto. Esse vinho branco quando jovem tem um frescor levemente salino com sabor frutado e floral. À medida que envelhece surpreende com uma evolução complexa e mineral, ao ponto que é prevista na DOC a menção “Riserva”. No famoso Vinsanto, vinho licoroso tendente ao sabor suave, também há uma percentagem de Vernaccia junto com a Malvasia do Chianti.
A cidadezinha de San Gimignano em si oferece muitas atrações, desde uma galeria de arte de fama internacional (Galleria Continua) até uma sorveteria (Dondoli) que se autoproclamou o melhor sorvete do mundo…apesar de não ser comprovado o título, realmente é muito bom. Não se assustem com o tamanho da fila, anda bem rápido.
Ótimas propostas de restaurantes como o La Griglia que tem um terraço panorâmico com uma vista maravilhosa e La Linfa, estrelado Michelin.
San Gimignano merece uma hospedagem para viver a cidade sem fluxo dos turistas que a partir das 18 horas começa a cair radicalmente. Porém, para uma experiencia mais genuína seria uma boa opção pernoitar em “agriturismos” nos arredores, muitos produtores possuem hospedagem e isso assegura unir o útil ao agradável. Alguns deles também oferecem aulas de culinária!
Se passarem por San Gimignano pela metade de maio, vocês vão poder vivenciar o Festival da Vernaccia onde se reúnem todos os produtores em várias barraquinhas com a possibilidade de degustar livremente os vinhos, após a compra do ingresso.
Por fim, vou passar alguns links interessantes para facilitar o roteiro da sua próxima viagem à Toscana.
Arrivederci!
Ada Regina Freire
DICAS EXTRAS:
O melhor queijo pecorino que comi na minha vida https://www.caseificionuovo.it
Restaurante em San Gimignano que super indico: http://www.lagrigliasangimignano.it e https://www.mktn.it/linfa
Produtores com bons produtos e agriturismo:
http://www.fratellivagnoni.com
https://www.agrisanbenedetto.com
https://www.poderiarcangelo.it
http://fattoriapoggioalloro.com
Vinhos orgânicos de ótimo custo-benefício:
https://www.collinadeiventi.com/vini-biologici/
https://www.lalastra.it/?act=home
https://www.agriturismocesani.it
Sensacional👏👏👏👏👏
Que bom que gostou, Vânia! 🍷❤