*FOIE GRAS e GELÉIA de PÉTALAS de ROSAS*
Toast de pão francês com generosos nacos de _foie gras_ e cobertura de geleia de rosas. O consumo de rosas como alimento, remédio e cosméticos vem de longa data, e a sua origem se dá junto ao berço das primeiras rosas, na região da Pérsia [hoje Irã].
A fama se espalhou junto com os seus arbustos, do Oriente Médio, Pérsia, indo para a Índia, Turquia, Grécia, Balcãs [na culinária, cosméticos, medicina], China [aromatizando chás] e depois na Europa, tornando ali muito popular seu consumo na culinária da Polônia, França e Reino Unido.
Hoje, o uso das rosas ocupa lugar na cozinha tradicional de vários países ao redor do mundo. Para que seja apta ao consumo, é importante que as pétalas venham de rosas que não tenham sido borrifadas com agrotóxicos e coisas do tipo. Quanto mais cheirosas as rosas, melhor é a geleia.
*BOTRYTIS NOBLE COSECHA TARDIA JUANICÓ 2000*
Estabelecimento Juanicó , fundado em 1830 por Don Francisco Juanicó, é uma vinícola inteiramente conduzida pela família Deicas , que detém 100% das ações da empresa. Tanto o fundador Juan Carlos Deicas como seus filhos Fernando e Mariela, e a terceira geração recentemente integrada à empresa, trabalham com esforço e dedicação para alcançar o perfeito equilíbrio entre tradição e inovação.
O Uruguay compartilha com o Chile, Mendoza, África do Sul e Austrália de uma localização privilegiada que reúne algumas das regiões vitivinícolas mais bem sucedidos do Novo Mundo, no paralelo 34, do Hemisfério Sul.
Esta Cosecha Tardia safra 2000 foi elaborada a partir de cachos de uvas supermaduras que desenvolveram a _botrytis cinerea_ [a chamada podridão nobre], responsável pelos famosos Sauternes e os melhores vinhos nobres do mundo. Produzido com as variedades Sauvignon Gris, Sauvignon Blanc, Gros Manseng, Gewürztraminer e Petit Grain limitada a apenas 2.000 Kg por hectare, envelheceu por 12 meses em barricas de carvalho de primeiro e segundo uso.