• Home
  • Enoturismo
  • Especialistas
  • Harmonização
  • Dicas
Menu
  • Home
  • Enoturismo
  • Especialistas
  • Harmonização
  • Dicas

Tannat, a harmonização perfeita com o Churrasco

Edson Mauro por Edson Mauro
1 de novembro de 2021
em Dicas, Harmonização, Vinho Tinto
9
0
SHARES
1.6k
VIEWS
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

Para os apreciadores de vinho o que vem à mente quando falamos de Uruguai? Sem dúvida, a uva Tannat. Original do sudoeste da França, ela encontrou no Uruguai o melhor terroir para seu plantio e hoje ocupa um terço das vinícolas uruguaias. Essa ocupação é maior do que na França, sua terra natal. Além de ser uma verdadeira identidade uruguaia, a Tannat também tem sido reconhecida por suas qualidades rejuvenescedoras, por causa de compostos antioxidantes presentes no seu vinho.

Postagem Recomendada

Natal 2019 | Seleção especial de Vinho Argentinos

ARROZ de BACALHAU e TORRE MUGA RIOJA 2004

Outubro Rosé | Leveza, sabor e frescor

Após a realização de apurados estudos, foi confirmada em congressos médicos como uma uva com grande quantidade de resveratrol, polifenol que age como anti oxidante, atuando contra o câncer e como redutor do mal colesterol, trazendo também outros benefícios à saúde.

A uva Tannat produz um vinho saboroso de cor vermelho escuro, aromas de baunilha, coco, ameixa, geléia de framboesa e morango. Na boca, após passagem ou não pelo decanter, aparece a pleno em todo o seu esplendor, produzindo taninos agradáveis, bastante volumoso e fácil de beber.

Estas características levam a uma harmonização perfeita com comidas com gordura, como o churrasco, carnes assadas, pratos baseados na carne de ovelha e outros encorpados e condimentados.

No Rio de Janeiro, existe um lugar para combinar tudo isto e se apreciar o vinho feito com as uvas Tannat: o Restaurante Gonzalo, uma parrilla uruguaia localizada no Leblon que tem ares de uma verdadeira embaixada do Uruguai.

Sua ambientação remete a um restaurante que poderia estar funcionando em Montevideu ou Punta Del Este, mas está instalado na Avenida Bartolomeu Mitre. Sua decoração está repleta de objetos, fotos e posters garimpados em feiras livres e de artesanato de cidades uruguaias.

E para representar a verdadeira alma do país vizinho, existe um personagem que está presente no restaurante desde que as pessoas se sentam à mesa: o imortal Hector Estéban Alfonso Gonzalo, que cedeu seu nome ao lugar e protagoniza várias situações inusitadas em que aparece como se fosse um verdadeiro herói uruguaio de histórias de quadrinhos, retratado nas toalhas de papel que cobrem as mesas.

O lendário Hector Gonzalo, de acordo com as histórias que divertem os clientes enquanto esperam a chegada das bebidas e da comida, é considerado como o maior entendedor de carnes do mundo e, hoje, depois de espalhar sua sabedoria milenar sobre parrillas, se encontra vivendo em segredo em algum lugar do território uruguaio.
HectorGonzalo

Gonzalo, obviamente, é apenas um personagem, pois a idéia de uma parrilla uruguaia no Rio de Janeiro surgiu mesmo por causa de Gustavo Delorme e seus sócios, que há dois anos têm oferecido aos cariocas um autêntico espaço uruguaio para apreciar boas carnes e vinhos, principalmente o Tannat, em um lugar onde se respira história e a alma uruguaia, começando pela decoração, no atendimento com garçons vestidos com roupa típica, no cardápio e até chegar à cozinha, onde há verdadeiros gaúchos do Uruguai tomando conta da parrilla. Sua entrada no mercado foi responsável pelo crescimento do consumo da Tannat, hoje a sua maior atração junto com a carne.

GONZALO1 GONZALO2

GONZALOEXTRA
Gustavo Delorme com uma garrafa do vinho Bouza, o Tannat mais vendido no Rio de Janeiro.

Antes da inauguração, Delorme e seus sócios questionaram qual seria o tipo de vinho adequado a ser vendido no Gonzalo e concluíram que, assim como a Malbec é símbolo da Argentina, a Tannat é a uva emblemática do Uruguai e logo ela assumiu a condição de o vinho da casa. No começo da operação do Gonzalo, sendo pouco consumida no Brasil e cercada por preconceitos e desconhecimento dos clientes, ao ser oferecida como uma boa opção para a harmonização com os pratos do cardápio para surpresa deles a Tannat foi muito bem aceita, passando a ser o vinho mais vendido no restaurante.

E ainda, por conta da iniciativa de incentivar a degustação do vinho acompanhando seus pratos de carnes, o Gonzalo abriu para adegas e delicatessens a oportunidade de ter em seus estoques mais rótulos uruguaios, festeja Delorme:

– O gosto pela carne, especialmente pela carne nobre e bem feita, tem crescido entre o público carioca e isso refletiu na venda de Tannat na cidade.

O Gonzalo surgiu quando ele e seus sócios perceberam a oportunidade de inaugurar uma casa de carnes nobres no Rio de Janeiro. Churrascarias e o gosto pela picanha já estão espalhados pela cidade há muito tempo, mas havia espaço para oferecer um bife de ancho ou de chorizo, empanadas, o doce de leite e um serviço que fizesse justiça à fama que a carne uruguaia desfruta no mundo.

GONZALO3

“É interessante ver como os clientes aqui lidam com o vinho. O primeiro lugar nas vendas é o Tannat e o segundo lugar está bem longe dele. O Vinho do Porto, por exemplo, sai menos do que o licor de Tannat uruguaio.”, diz.

Hoje, o Gonzalo tem a maior variedade de rótulos uruguaios do Brasil, como pode ser visto na carta, sendo o restaurante de maior volume de vendas de garrafas de vinhos feitos com a uva Tannat no país. Outra curiosidade, é a iniciativa de clientes que pedem para experimentar o vinho uruguaio feito com outras uvas, como pinot noir ou chardonnay. E ficam positivamente surpreendidos.

Para justificar o sucesso da Tannat, Delorme explica que o uruguaio é um povo que se preocupa com a qualidade de seus produtos:

“O carinho que eles dedicam na fabricação e na venda do que produzem se reflete na mesa e chega ao cliente final.”

GONZALO4

Para conhecer os vinhos uruguaios, Delorme sugere um almoço ou jantar harmonizado no Gonzalo, experimentando uma carne mal passada e uma taça de vinho Tannat. Depois, compartilhar esta experiência.

GONZALO: Avenida Bartolomeu Mitre, 450 – Leblon. www.gonzaloparrilla.com.br

Não deixe de comentar. Sua opinião é muito importante para o Vinhoetc.

Tags: gonzalo parrillaGustavo DelormeHector GonzaloTannaturuguaivinho uruguaio
Postagem anterior

RIOJA, a mais destacada região vinícola da Espanha

Próxima postagem

ADEGA: Do subterrâneo à sala de visitas

Related Posts

Natal 2019 | Seleção especial de Vinho Argentinos

29 de outubro de 2021

ARROZ de BACALHAU e TORRE MUGA RIOJA 2004

4 de fevereiro de 2022

Outubro Rosé | Leveza, sabor e frescor

29 de outubro de 2021

SALTON DOMÊNICO GIORNATA 140

4 de fevereiro de 2022

FINCA La CELIA RESERVA 2015

4 de fevereiro de 2022

LA MORA VERMENTINO MAREMMA TOSCANA 2015

4 de fevereiro de 2022
Próxima postagem

ADEGA: Do subterrâneo à sala de visitas

Comments 9

  1. luis frade disse:
    8 anos ago

    GOSTEI DA MATERIA EXPOSTA POR EDUARDO REZENDE,SOBRE A TANNAT.É MAIS UM RESTAURANTE BOM NO R.DE JANEIRO PARA CONHECER E DEGUSTAR ESSE VINHO FANTASTICO C/ A UVA TANNAT…EMBORA EU JÁ CONHEÇA,BEM ESSA UVA DE DEGUSTAÇOES QUE ME SÃO OFERECIDAS .VALEU EDUARDO!!!

    Responder
  2. Luiz Carlos disse:
    8 anos ago

    Valeu pela ótima sugestão do vinho e pelo endereço do restaurante, estarei lá em breve.

    Responder
  3. lodair dos santos paes disse:
    8 anos ago

    Com certeza os vinhos do Uruguai são maravilhosos, pois eu sou um apreciador da quilo que tem de bom, gosto de consumir vinhos que são bem elaborados. O Tannat tem seu diferencial.

    Responder
  4. Gustavo disse:
    8 anos ago

    Tannat sempre surpreendendo. Gratíssimas surpresas em garrafas como Gran Tannat, Monte Vide Eu, Cru D’Exeption, Amat, B6 Parcela Unica, Narbona e por aí vai…

    Responder
  5. Ana Lúcia Pinho disse:
    8 anos ago

    A matéria resume muito bem o restaurante. Agora corram pra degustar. Vale muito!!!

    Responder
  6. maria reginacamargo carvalho domingues disse:
    8 anos ago

    Bem, churrasco e comigo mesma. Sou casada com um gaucho e ai voce imagina como e que e a familia, a tradicao e o ritual para degustar um churrasco aos moldes do rio grande do sul e suas tradicoes seculares. Bem quanto ao vinho, sempre um tinto seco , claro. As vezes vinhos caseiros, ou seja fabricados la mesmo, como se diz da campanha! Abracos!

    Responder
  7. welinton campos de souza disse:
    8 anos ago

    A CONHECIA A UVA TANNAT POREM ESTA MATERIA FOI PARA MIM DE GRANDE VALIA ,VOU RECEBER UMS AMIGOS SABADO E IREI CLARO APRESENTAR ESTE VINHO É CLARO SUO MUITO GRATO

    Responder
  8. Auxiliadora Vanetta disse:
    8 anos ago

    Adorei a reportagem, estou começando no mundo lindo e delicioso dos vinhos e por coincidência, domingo estou oferendo um churrasco pelos 86 anos de meu pai e estava na dúvida sobre isso. Simplesmente amei e final do ano vou ao Rio e procurarei o restaurante acima pa degustar e saborear essas delícias churrasco com um bom vinho na companhia de amigos.

    Responder
  9. Luiz Carlos disse:
    7 anos ago

    Valeu pela informação, após o carnaval, estarei no RJ a trabalho, irei a esse restaurante sugerido.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o VinhoETC
Temos o objetivo de atingir os entusiastas que não são especialistas em vinhos, os que já são fascinados por este universo e aqueles que são simplesmente à procura de um bom conteúdo de entretenimento através do enoturismo.
  • Contato: adm@vinhoetc.com.br
Siga-nos
Facebook Instagram Youtube
Categorias
  • Enoturismo
  • Especialistas
  • Harmonização
  • Dicas
Menu
  • Enoturismo
  • Especialistas
  • Harmonização
  • Dicas

Copyright © 2021 Vinho & ETC, Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Real Origami – Agência de marketing digital

Copyright © 2021 Vinho & ETC, Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Real Origami – Agência de marketing digital