Sem duvida uma das principais áreas vinícolas do mundo e certamente a mais tradicional da Espanha, a Rioja, ao norte do país, tem uma história de vinho milenar.
Evidências arqueológicas mostram que os romanos já produziam vinho na região. Documentos confirmam que a bebida era comercializada por ali na época dos mouros, mas certamente a região despontou com os cristãos, que reconquistaram-na no fim do século XV.
Por volta de 1840, um grande numero de mercadores franceses atravessou os Pirineus em busca do vinho riojano. As vinhas francesas vinham sofrendo com o fungo Oídio e, posteriormente , no final do 1860, sucumbiram à Filoxera, que devastou quase totalmente as plantações do país.
Foi nessa época que, com a assessoria dos franceses, o Marquês de Riscal em 1858 construiu sua própria vinícola, no estilo francês, no que foi seguido depois pelo Marqués de Murrieta com o Ygay. A essas vinícolas, que até hoje produzem vinhos clássicos na região, seguiram-se outras famosas, como R. López de Heredia, La Rioja Alta e C.V.N.E. para citar algumas.
Herederos del Marqués de Riscal hoje está presente em mais de 108 países para os quais exporta 65% da sua produção. Na produção do seu Gran Reserva são utilizadas uvas Tempranillo, Graciano e Mazuelo de parreiras com mais de 35 anos. Envelhece em barricas de carvalho americano, onde permanecem entre dois anos e meio e três anos, além de três anos em garrafa antes de sua comercialização.
Confira uma dica de harmonização:
O puchero é uma preparação à base de carnes, embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos com grão de bico (devidamente deixado de molho na véspera) com temperos, na mesma panela. É uma preparação característica de vários países. Ele seria a versão espanhola para o cozido português.
Prepara-se primeiro a carne, refogando no tempero, depois no caldo; os legumes entram por ordem de consistência e, depois, as verduras. Cozinhar bem até que todos se acostumem uns com os outros.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é sempre muito importante!
Por Ed Wine
O Puchero, ou cozido madrilheno combina perfeitamente com um Rioja. Aconselho o La Bola Tavernsa, em Madrid na Calle Bola,5.
É o melhor local para conhecer esta delicia acompanhado de um Rioja, uma combinação perfeita.
Eduardo. Parabéns pelo Vinhoetc. Seu site é bem informativo com informações sobre a história, a cultura e a apreciação do vinho. Também tenho um blog sobre vinho: “Barris de Carvalho” do blogspot. Dê uma passada lá e se quiser reproduzir um post no Vinhoetc fique à vontade.
Um abraço.
Fernando Carvalho
Eduardo, é sempre um prazer receber as suas informações sobre vinho, como produtores, regiões, características de cada uva e tantas outras. Além de transmitir conhecimento sobre essa bebida cativante, nos permite viajar o mundo inteiro acompanhando-o nas suas incursões enólogas e gastronômicas. Parabéns!