Trata-se de um hospital medieval fundado em 1443 na Borgonha por Nicolas Rolin e sua esposa Guigone de Salins para ajudar os pobres. É um dos monumentos mais queridos na França! O seu edifício principal está situado no centro da cidade de Beaune. A construção é linda e muito alegre, com sua arquitetura gótica flamenga, o prédio possui telhas coloridas que se tornou um dos símbolos da Borgonha.
Uma fundação cuida da manutenção do monumento, que permaneceu um hospital até os anos 1970. Os serviços para os pacientes são agora prestados em modernos edifícios hospitalares.
Desde então o local funciona como um museu aberto ao público.
O museu recebe mais de 400.000 visitantes por ano e é uma das atrações turísticas mais visitadas da Borgonha.
VINHEDOS DOS HOSPICES DE BEAUNE
O hospital recebia muitas doações de famílias agradecidas como fazendas, propriedades, madeiras, obras de arte e, claro, vinhedos.
Hoje possuem cerca de 60 hectares de vinhedos que lhe foram doados ao longo dos séculos.
Este costume continuou através dos séculos e permanece até os dias de hoje. Fazer uma doação de vinhedos para os Hospices é uma forma dos doentes ou familiares agradecerem à instituição, garantirem a sua continuidade e, também, entrarem para a história.
Os vinhos dos Hospices de Beaune muitas vezes levam o nome da família que doou as parcelas de videiras cujas uvas entram na composição do vinho.
Dos 60 hectares de vinhedos, 85% são classificados como premiers crus e grands crus.
Todos os vinhos do Domaine des Hospices são vendidos no renomado leilão de caridade que acontece anualmente no fascinante Hôtel-Dieu.
Este leilão é o mais celebre evento de caridade vinícola no mundo. O produto de venda é destinado a melhoria dos equipamentos de cuidados do hospital e a conservação do Hôtel-Dieu.
A instituição é um dos melhores e mais antigos exemplos de patrimônio histórico, filantrópico e vitivinícola, e se vinculou à vida econômica e cultural da Borgonha.
https://hospices-beaune.com/en/