A vinificação na comuna francesa de Pommard começou a florescer quando monges beneditinos plantaram as primeiras raízes de Pinot Noir. Não demorou muito para que Pommard emergisse como uma das primeiras aldeias da Borgonha a se tornar conhecida pela excelente uva Pinot Noir.
O Château de Pommard é uma vinícola em Pommard, Cotê D’or, Borgonha , França . Fundada em 1726, por Vivant Micault, secretário do rei Luís XV. É uma das vinícolas mais icônicas e visitadas da Borgonha.
A propriedade é conhecida por seus dois castelos, jardins e seu vinhedo murado de 20 hectares, o Clos Marey-Monge. Sendo, hoje, o maior vinhedo privado da Borgonha.
Em julho de 2015, a UNESCO declarou o Clos Marey-Monge um patrimônio mundial protegido pelo Climat da Borgonha.
Destaca-se por sua construção de beleza inigualável, erguida no início do século XVIII e por oferecer uma curiosa mistura de vinho, arte e história. Já hospedou nada mais, nada menos que o ilustre imperador Napoleão Bonaparte.
No local, o castelo possui belíssimos e impecáveis jardins ao redor. Os tours levam para uma caminhada pelos vinhedos, visita as adegas e à loja. É possível fazer visitas guiadas ou não. A vinícola oferece uma coleção eclética de obras de arte espalhadas pelos seus belos jardins, um museu com instrumentos usados na produção de vinhos do século XVII e XVIII e um ambiente que recria uma cozinha do século XVIII.
Há ainda um restaurante onde é possível experimentar uma gastronomia de alta qualidade com vista maravilhosa para os vinhedos.
O Château de Pommard assina, desde 1855, rótulos de qualidade excepcional e vem produzindo uma das maiores expressões de Pinot Noir. Cerca de 400.000 garrafas e centenas de barris de carvalho repousam na adega de 800 metros de comprimento. Algumas delas estão ali há mais de meio século.
Ao longo de sua história, pertenceu a várias familias: Vivant Micault (1726-1763), Marey-Monge (1763-1936); The Laplanche (1939-2003); The Giraud (2003-2014) e The Carabello Baum (a partir de 2015). De 2004 a 2007 passou por uma ampla restauração e em 2014 foi vendido ao empresário do Vale do Silício Michael Baum, atual proprietário.
O Château de Pommard é mais do que apenas uma vinícola. É um lugar para desacelerar, se reconectar com as maravilhas da natureza, caminhar entre as vinhas e se apaixonar pela vida.
Château de Pommard
Endereço: 15, rue Marey Monge, 21630 Pommard – França
https://www.chateaudepommard.com/
Parabéns .. gostei muito da matéria..
Fico feliz que tenha gostado!