FAMIGLIA CASTELLANI CHIANTI CLASSICO RISERVA 2012
Desde a queda de Roma até o Risorgimento [movimento na historia italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o pais que era uma coleção de pequenos estados submetidos a potencia estrangeira], por volta de 1850, o esfacelamento dos estados italianos em pequenas repúblicas e reinos ditou a vida de sua população e também o tom de seus vinhos. Foi nesse longo período conturbado que nasceu um dos vinhos mais famosos da Itália, o Chianti.
O começo da história remonta ao século XIII, quando os Médici dominavam a cidade de Firenze [Florença], na Toscana, e lá criaram uma das repúblicas mais influentes de seu tempo – basta lembrar que eles foram patronos das artes que culminaram com o Renascimento. Em meados do século XIII, os fiorentinos eram uma potência e viviam guerreando com vizinhos. A empresa da família Castellani nasceu em Montecalvoli no final do século XIX, quando Alfredo Castellani, já um enólogo de longa data, decidiu começar a engarrafar e vender o seu próprio vinho. Famiglia Castellani Chianti Classico DOCG Riserva 2012 é um varietal Sangiovese [100%] produzido a partir de uvas selecionadas nos vinhedos históricos de Chianti. O vinho é envelhecido em grandes barris de carvalho eslavo por cerca de 24 meses antes de enfrentar outro período de envelhecimento em garrafa.
TALHARIM em SALSA di POMODORO CRUDO
Pesquisa recente mostrou que o molho favorito dos italianos é o de tomate, chamado por eles de sugo di pomodoro. Não se sabe onde o molho de tomate foi inventado, mas é indiscutível que obteve a consagração definitiva em Nápoles, a partir do século XVIII. Em livros, sua primeira associação direta com a massa e a pizza no país apareceu em 1779, no Il Cuoco Maceratese, do cozinheiro Antonio Nebbia. Originário do Peru e do México, o tomate foi levado para a Espanha no século XVI.
A atriz Sophia Loren, que sempre teve relação sensual com a comida de Nápoles, onde passou infância e adolescência, é uma entusiasta do molho de tomate. Ela já escreveu dois livros de culinária, que dedicou à avó. O primeiro, In Cucina con Amore, saiu na Itália. Entre as nove receitas de spaghetti há uma “ao tomate” e outra “ao molho de tomate cru”. Para a elaboração deste prato de talharim em salsa di pomodoro crudo, os tomates crus cortados em cubos foram depois triturados no liquidificador junto com folhas frescas de manjericão, azeite de oliva extra virgem e alho. Queijo parmigiano reggiano ralado, finalizou o prato.
Matéria por AdWine
Muito bom Eduardo, lembro de ter tomado este vinho em Forte di Marmi, com uma massa al pesto.
Abs
Amigo Rogério, vamos fazer isso aqui algum dia desses !! Grande abraço