Há quem ache forte. Há quem ache comum. Mas a verdade é que, independente do gosto, a uva Malbec carrega um diferencial importante em relação às demais: é a única que tem um dia do calendário para chamar de seu. O Malbec World Day foi criado em 2011 e, para esta quinta edição que se aproxima, foram planejados eventos em 64 cidades, de 50 países. Além das degustações e debates, serão exibidos três curtas-metragens selecionados pela Wines of Argentina
A WofA promove, desde 1993, os vinhos argentinos ao redor do mundo, expandindo o conhecimento sobre a produção vinícola local. E, em 2011, organizou o primeiro Malbec World Day, realizado em mais de 30 países, para despertar o gosto por esse tipo de vinho. A ideia era associar a bebida com as artes.
O dia 17 de abril foi escolhido para a celebração. Foi quando o então presidente argentino, Domingo Faustino Sarmiento, em 1853, apresentou uma proposta para expansão e diversificação da indústria vinícola do país. Michel A. Pouget, engenheiro agrônomo francês, foi o responsável por levar sementes de diversas uvas para a Argentina, incluindo Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e a emblemática Malbec.
Dez anos depois, a região sudeste da França enfrentou uma terrível praga que causou a deterioração das vinhas. Ao mesmo tempo, a Malbec foi se adaptando ao terroir argentino e passou a resultar em vinhos melhores do que em seu terroir original francês. Em 1956, a Argentina se tornou o único país a cultivar Malbec oriundo da França.
A organização WofA conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Nação Argentina para divulgar, por meio de mais de 40 representações, as festividades do Malbec World Day. Cidades como Nova York, Buenos Aires, Cidade do México, Toronto e São Paulo participaram a celebração deste ano, que conta com a exibição de três curtas-metragens selecionados pela WofA.
Curtas-metragens que serão exibidos:
– Carrusel
A intenção é que os espectadores mergulhem na cultura argentina e, dessa forma, vivam experiências diferentes nas degustações. Em São Paulo, o evento está marcado para o dia 23 de abril no Shopping JK Iguatemi, que será o ponto de encontro de marcas multinacionais de alto nível.
Para o ano que vem, já há comemoração marcada. A sexta edição do Malbec World Day, permeará a realização do concurso de melhor sommelier do mundo em Mendoza, marcado para o período entre 15 e 20 de abril. Pelo visto, a comemoração será em dobro para os argentinos.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou, sua opinião é muito importante!
Por Priscila Minussi
Eu achei bastante interessante, E como eu trabalho de garçom, Eu tive a oportunidade de trabalhar com esses 3 vinhos, Que tem boa aceitação.
Excelente a matéria sobre o dia da Malbec. Somente para acrescentar, a Grenache também tem seu dia na terceira sexta-feira de setembro.
Grande abraço!