Antes, apenas conhecida como Greve, mas em 1972, após a inclusão da área no distrito de vinhos de Chiante, passa a ser conhecida como Greve em Chianti. Aqui acontece o famoso festival anual de Vinho Chianti, você encontra a deliciosa loja de produtos artesanais MACELLARIA FALLORNI, o tradicional restaurante Gallo Nero, a Enoteca Le Cantine e a vinícola VIGNNAMAGGIO.
O clássico e famoso festival anual de Vinho Chianti ocorre no segundo final de semana de setembro, incluindo ainda a quinta e sexta-feira que antecede. No evento, os comerciantes locais expõem seus produtos e a degustações grátis de vinho são oferecidas. Para participar da festa, o visitante precisa apenas comprar a taça do evento e depois partir para a degustação. Para harmonizar com os vinhos, também são expostos azeites e queijos servidos em fatias frescas de pães italianos.
Fundada em 1806, o famoso açougue Macellaria Fallorni, segue os métodos de processamento e receitas tradicionais que são transmitidos ao longo dos séculos de pai para filho. Os produtos produzidos artesanalmente por até nove gerações de carnes de altíssima qualidade e os porcos em estado selvagem (criados na fazenda particular da família) são combinados delicadamente com o vinho Chianti Classico, especiarias e ervas, o que faz da Macellaria Fallorni um produto único, sinônimo de qualidade, excelência e autenticidade. Aproveite para degustar o tradicional Pascoli de Chianti.
Se ainda tiver tempo e apetite, o restaurante Gallo Nero é tradição na cidade. Inaugurado em 1984, em um prédio que era usado como estábulos – desde 1802 – de um importante serviço de comunicação do Gran Duque de Florença. No início, o Gallo Nero era usado como uma taberna, onde homens e mulheres da cidade (os mesmos que faziam o chianti) se reuniam para uma taça de vinho e um bom carteado, segundas histórias era um lugar divertidissímo, vale a pena conhecer.
Porém, com a chegada dos primeiros turistas na década de 1980, o local deu grandes sinais de desenvolvimento. O coração da tratoria original permaneceu na cozinha e nas intenções do Gallo Nero. Com novas ideias o restaurante expandiu e nesse processo belíssimas descobertas na maravilhosa arquitetura de pedra escondidas atrás de um alçapão. Hoje o restaurante é elegante e acolhedor, ótimo para degustar os vinhos da região e uma pasta original italiana e os saborosos queijos. Não deixaria de visitar por nada esse restaurante.
A exuberante enoteca La Cantine
‘Enoteca’ é o nome dado a uma adega ou cave onde se guardam vinhos raros, aqueles produzidos seguindo todas as normas e excelência para alcançar um vinho de qualidade.
E na Enoteca Le cantine não é diferente. O início de sua atividade foi em 1893, é uma das vinícolas mais antigas e importantes da Itália. O lugar é exuberante e fica localizado no subsolo do centro histórico de Greve em Chianti. Para abrigar a enoteca, o espaço passou por uma cuidadosa restauração que proporciona uma visão especial da antiga estrutura de tijolos e as amplas arcadas.
Aqui é possível encontrar o vinhos Chianti Classico em destaque e ainda é possível degustar mais de 150 rótulos de vinhos, além de azeites extravirgem, queijos e salames da região. A empresa familiar Falorni, que comanda a parte comercial da enoteca, estoca mais de 1200 variedades de vinhos.
Os rótulos a disposição podem ser degustados graças à máquina francesa chamadas de Enomatic, que permite que a gente faça degustações de alto nível. A maquina possui um sistema de vedação que garante ao cliente a integridade e qualidade do vinho, mesmo aberto por vários dias. Para a degustação dos diferentes rótulos disponíveis, incluindo o Toscana IGT – as vezes apelidado de “Super Toscanos” – você precisa comprar um cartão pré-pago de vinho que custa entre €10 a €20 no bar central da enoteca. Depois é só inserir em uma das máquinas e pronto, você vai degustar o que mais lhe interessar. Ah, qualquer crédito não utilizado será reembolsado, então não se preocupe e boa diversão.
Se você assim como eu, também gosta de levar o sabor para a casa, é possível comprar as garrafas na cantina que fica localizada no mercado na estrada principal. Todos saberão lhe informar.
O que você achou no passeio? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo. Caso tenha curiosidade sobre algo mais deste circuito, me pergunta e terei o enorme prazer em responder.
Virtualmente estou fazendo essa viagem. Na próxima viagem para minha querida Itália não esquecerei as dicas.Falei querida Itália, porque meu avô nasceu no norte, Lavarone, Trento, bela região.
Maravilha Adilau.. que bom que vc gostou, qualquer dúvida conte com a equipe do VINHOETC. Não perca o nosso Congresso Online, pois teremos dois grandes especialistas da Itália. Danio Braga e Ada Freire..
Abs
Adorei fazer essa viagem virtual por essa região da Itália . Tenho raízes italianas e gosto muito dos vinhos da Toscana.
Ficarei com essas preciosas dicas para uma oportunidade futura .
Olá, adorei a matéria!
Gostaria de saber uma vinícola que você indica por Chianti??
Obrigada!
Oi Michelle! Obrigado! São excelentes a Felsina (www.felsina.it) e a Badia a Coltibuono (www.coltibuono.com). Quando você for, conta pra gente! Escreve suas impressões que publicamos aqui! Abraços!
Caro Eduardo,
Estarei na Itália , Montepulciano (14 dias), Volterra(10 dias), Firenze ( 2 dias), Rimini ( 6 dias) e Greve in Chianti de 03/08/ até 11/09/17, sendo que em Greve in Chianti ficarei de 05/09/ até 11/09/. Gosto de cidades pequenas, onde há festas e eventos típicos.
Caso possa me ajudar e dar algumas dicas dessas regiões agradeço.
Abraços e muito obrigado.
José Antônio, Brasil, Cidade de Rio Claro.