SALADA de FIOS de PALMITO de PUPUNHA e ESTRELAS de CARAMBOLAS
Foi num cenário de ameaça de extinção das palmeiras do gênero Euterpe [juçara e açaí] que cresceu o interesse de empresários agrícolas pelo cultivo da pupunheira. Também amazônica, a pupunheira já era estudada por institutos de pesquisa como INPA [Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia] desde a década de 1970.
Essa variedade é precoce [1,5 a 2 anos para o primeiro corte de palmito], rebrota, permitindo o cultivo perene, e o palmito não escurece após o corte – três características que, aliadas ao sabor parecido com o do juçara, tornara-se um produto bastante valorizado nos últimos anos.
A carambola, mais doce ou muito ácida, tem um belo formato de estrela quando cortada em fatias – por isso além de conferir sabor, também é usada na decoração de pratos. Com popa aquosa, aparece em receitas de caipirinhas, geléias, sucos e compotas. Entre os salgados, combina com carnes de peixe e de porco e saladas.
Fatias de tomates e folhas verdes temperadas com sal, pimenta do reino fresca, azeite de oliva extra virgem e molho a base de vinagre balsâmico com trufa, finalizaram o prato.
ESPUMANTE HABITAT ROSÉ PINOT NOIR 2009
O Espumante Habitat Rosé é elaborado na vinícola Quinta Don Bonifácio – fundada no ano 2.000 pelos irmãos Gonçalo e Marina Libardi e dos tios José Vergani e Itacir Sirtori -, através do método champenoise, utilizando somente a variedade Pinot Noir [100%], colhida nos vinhedos Santa Lúcia e Vinhedo São Francisco, localizados há mais de 800m de altura, em Caxias do Sul, RS.
A Safra 2009 permaneceu 24 meses em contato com as leveduras, agregando assim muito mais frescor, delicadeza e fineza ao vinho. O símbolo do rótulo é o tucano, ave muito comum na Serra Gaúcha.
Matéria por EdWine