Em Portugal, os dias em que os espumantes estavam confinados à Bairrada ou, mais tarde, ao termo de Lamego [cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 12.214 habitantes] acabaram. Por décadas as regiões da Bairrada e Lamego disputaram o mercado de vinhos espumantes de forma quase intocável, reinando sobre as demais regiões. Hoje fazem-se espumantes por todo o país. E, acima de tudo, espumantes muito bons.
A criação, em 1989, da joint-venture Caves Transmontanas, com a participação dos americanos da Schramsberg Vineyards e das Caves Ribatua e Pinhão, marca o inicio do investimento das empresas de Nappa Valley na Europa e as primeiras experiências na Região Demarcada do Douro, na Adega de Vila Flor.
Vértice Millésime Bruto é elaborado rigorosamente de acordo com o método clássico, que gera naturalmente um gás de bolha muito fina e persistente, libertando um aroma fresco e delicado. Da safra 2010 [degorgement em dezembro de 2013] envelheceu por 36 meses em garrafa, possuindo 15% de seu suco proveniente da safra de 2009. Essa porção envelheceu por 4 anos em barricas de carvalho francês.
É um blend de várias castas autóctonesdo Douro como Touriga Franca [32%], Gouveio [28%], Malvasia Fina [24%], Viosinho [7%] e um pouco de Touriga Nacional, Rabigato, Arinto e Códega. Produção de apenas 10.000 garrafas.
Confira uma ótima dica de harmonização para beber com espumante.
Bochecha de bacalhau não é algo muito usual para comer, nem todos gostam, mas seu sabor é único. Da mesma forma que não se pode dizer não gostar de uma música sem primeiro ouvi-la, não se pode falar de uma paladar sem antes prová-lo. E, neste caso, vale muito a pena porque sabor como o que esta receita proporciona é raro.
Existem centenas de maneiras de preparar este prato. Aqui, as bochechas tiveram a companhia de batatas portuguesas, aspargos e mini tomates cozidos no vapor e puxados na manteiga. Mais do que raro, muito saboroso.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é sempre muito importante!
Por Ed Wine
Muito boa e proveitosa a matéria. Parabéns, continuem assim, nos dando muito saber sobre a nobre bebida dos Deuses. Abraço;
Eu sou um apaixonado pelos vinhos portugueses e só com a descrição deste espumante já deu água na boca ( sem misturar com o espumante) a minha curiosidade é se este produto é vendido por quem no Brasil e qual o seu custo. Abraços