PATO no TUCUPI
Esta é uma variação de uma receita típica brasileira, especialidade da região norte. A carne do pato foi cozida na pressão com cebola e depois de extraído os ossos e, sem ser assada, foi fervida no tucupi – líquido extraído da mandioca-brava.
À esse caldo incorporou-se o jambu, uma erva que deixa a boca levemente adormecida. Finalizando, foi servido com arroz branco e farinha do Uarini torrada.
POUILLY-FUISSÉ LOUIS LATOUR 2013
Pouilly-Fuissé é o nome da zona que produz os melhores Chardonnay da sub-região de Mâconnais. Os vinhedos que produzem este vinho localizam-se onde solos ricos em pedra calcária se encontram com solos de argila, formando uma linda paisagem e um terroir único.
Os aromas se apresentam puros, de flores brancas, como acácia, frutas cítricas, pêssego e um toque de clorofila e no paladar em boca é intenso, estruturado, com refrescante acidez, notas de frutas cítricas, nuanças minerais e uma bela persistência final.
Louis Latour é uma empresa familiar com longa história que construiu sua reputação com base no equilíbrio entre tradição e inovação e se tornou reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus brancos e tintos.
Ela se dedica à viticultura desde o século XVIII [mesmo antes da fundação da vinícola] e vem construindo, na Borgonha, geração após geração, um Domaine singular com cerca de 50 hectares. Louis Latour é proprietário da maior extensão de vinhedos Grand Cru da Cote d’Or, com um total de quase 29 hectares.
Pouilly-Fuissé Louis Latour 2013 é um vinho varietal Chatdonnay [100%], proveniente de vinhas com idade média de 30 anos. Ele permaneceu 10 meses sur-lie [sobre as borras] em tanques de aço inoxidável e sob temperatura controlada.
Matéria por EdWine