Florença é umas das cidades mais belas do mundo e, durante muitos anos foi considerada a capital da moda. É o berço do Renascimento Italiano e apreciada pelos apaixonados por vinhos, por concentrar na região da Toscana as maravilhosas vinícolas e histórias sobre vinhos – que aqui vou compartilhar com você. Minha primeira dica é: Não vá de carro para Florença, prefira o trem, tudo é muito perto. Ah, e opte por se hospedar próximo a estação.
Saí de Roma em direção a Florença de trem, fiquei hospedado no Hotel Ambasciatori, de um aconchego e elegância impecável e o principal: com ótima localização. Perto da Igreja de Santa Maria Novella, no Centro histórico, o hotel está localizado a 10 minutos a pé do centro de exposição de Fortezza da Basso e do centro comercial.
Uma vez em Florença, não deixe de almoçar ou jantar no La Storica Trattoria Gargani, conhecida por ser a tratoria dos artistas. É muito apreciado pelos moradores locais e turistas pela sua ótima culinária.
A cozinha tradicionalmente toscana é comandada pela Chef Andrea Gargani que brinca com as cores e sabores surpreendendo até mesmo com os mais simples pratos. A prioridade são para legumes, verduras e produtos da estação. Um ambiente originalíssimo de atmosfera aconchegante e acolhedora. A pedida da noite foi o uma excelente pasta e para acompanhar o tradicional vinho Brunelo Castello Romitorio.
Uma outra dica imperdível para fazer na cidade é a caminhada noturna pelo Ponte Vecchio, passar no delicioso Gelatto italiano, e visitar a Basílica de Santa Maria Del Fiore ou Duomo, como é conhecida. E não deixe de visitar as lojinhas de rua.
Depois de um belo dia em Florença e uma noite de descanso no Hotel Ambasciatori, a viagem seguiu para a vinícola Design Antinori.
A 20 minutes de Florença, a Toscana de DESIGN ANTINORI
A viagem pelas vinícolas começa na Design Antinori, que é parada certa. De uma arquitetura incrível e de alto impacto visual, foi criada pelo estúdio Archea Associati, durante 7 anos em meio à oliveiras, vinhedos e arvores. A construção é inserida no extraordinário contexto das colinas vinícolas de Chianti, entre Florença e Siena.
A instalações da vinícola contam com objetos que fazem parte da história da família – uma viagem ao túnel do tempo; uma loja que vende vinhos, decanters, taças e livros; um auditório; um restaurante e uma área para degustação dos vinhos da família.
Para que não ocorram surpresas em sua visita, não esqueça de agendar com antecedência o seu tour, e agendar também um almoço de frente para os vinhedos e não deixe de visitar a lojinha e fazer os tastings dos vinhos.
O que você achou do passeio? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Caso tenha curiosidade sobre algo mais deste circuito, me pergunta e terei o enorme prazer em responder. Ah, a viagem não acaba aqui, a próxima parada foi em Greve em Chianti. Vem conhecer mais da região de Toscana.
Adorei as histórias! 🙂
Amo vinho, estou programando uma viagem para Toscana
Muito bom o passeio com dicas valiosas, com certeza irei realiza-las.
Muito bom o passeio com dicas valiosa, com certeza irei realiza-lo.
Excelentes dicas e histórias deliciosas! Espero um dia poder realizar essa belíssima viagem e conhecer mais histórias e sobre os vinhos.
Excelentes dicas,adorei.
Valiosas dicas Adorei!! Gostaria de saber mais pois pretendo conhecer esta região!
Ótimas dicas adorei! Gostaria de conhecer mais pois pretendo visitar esta região!
Suas dicas são excelentes. Todas as viagens são apaixonantes. Conheço Florença, mas sem a inclusão do mundo do vinho. Espero voltar um dia e visitar os lacais indicados por você.
Pretendo volta a Florença, e conhecê-la devagarinho, incluindo seus arredores, e algumas vinícolas.
Parabéns pelo seu trabalho
Amei as dicas, sonho em conhecer, com toda certeza irei em breve..
Grazi.
Preciso conhecer algumas veniculas porque gosto muito de vinho
Gostei muito, pelo que me parece é realmente um passeio fascinante.