*FLOR de JAMBU*
Esta experiência enogastronomica veio comprovar a tese secular que “_o menos é mais_”. Um único item que desperta um turbilhão de sensações e sinais sensoriais. A prova é simples: mastiga-se lentamente a flor de jambu [_in natura_] e em seguida sorve-se [beber lentamente] de um gole de espumante Brut fazendo-o circular por toda a boca e papilas gustativas.
A principal característica do jambu, erva típica da região Norte, onde cresce o ano inteiro, é a curiosa sensação de amortecimento e tremor que provoca na língua. Possui nutrientes como cálcio e ferro, tem folhas e flores ricas em espilantina, substância capaz de dar a impressão de que a boca está “_dormente_” – quando cozida por muito tempo, porém, o efeito se perde.
*ESPUMANTE SALTON INTENSO BRUT EDIÇÃO ESPECIAL*
A Salton é uma empresa secular. Foi constituída formalmente em 1910, como Paulo Salton & Irmãos, no centro de Bento Gonçalves, RS. No ano de 2009 a empresa perdeu seu presidente Ângelo Salton Neto, que deixou importantes marcas na gestão do negócio, com um carisma único.
Em 2013, sob o comando de Daniel Salton, a vinícola processou mais de 15 milhões de quilos de uva. A organização esta ainda sob o comando da terceira geração dos Saltons, mas já há diversos representantes da quarta, em formação.
Esta Edição Especial do Intenso Brut foi elaborada pelo método Charmat, com a segunda fermentação em cubas de inox [autoclaves], num processo que levou 18 meses. No corte de uvas foram utilizadas para o vinho base as tradicionais Chardonnay [67%], Pinot Noir [24%] e Riesling [9%]. Um vinho fresco, e com bastante acidez.