Dezembro traz muitas reflexões sobre o ano que passou e planos para o ano que começa. Metas de ano novo a parte, os apaixonados por vinho têm uma preocupação mais urgente: qual espumante abrir no réveillon? Sabendo que o primeiro brinde do ano faz toda a diferença, os palestrantes do Encontro Internacional VinhoeEtc deixaram as dicas de seus espumantes prediletos para brindar a chegada de 2015.
A especialista Ada Regina Freire sugere o insólito D’Arapri Brut Rosé, produzido em Apúlia, Itália com uvas Montepulciano e Pinot Noir. Perfeito para um brinde e mesmo para acompanhar doces sem creme ou chantilly. Como o próprio produtor declara, esse espumante é um símbolo de amor e felicidade. Qual melhor início de ano?
Português apaixonado por vinho, Aníbal Patricio recomenda Lírica Brasil, da vinícola Hermann, que foi Medalha de Ouro na França e tem um ótimo custo-benefício.
Bruno Agostini, defensor do vinho brasileiro, dá várias sugestões: Cave Geisse, Adolfo Lona, LH Zanini, Estrelas do Brasil ou Don Giovanni. Todos brasileiros, é claro, pois “vão muito bem quando o assunto é borbulha, obrigado”.
Danio Braga, enólogo e sommelier italiano, sugere um conterrâneo seu: Trentino Riserva Giulio Ferrari. Mas, para não deixar o Brasil de lado, também indica Lírica – também sugerido por Aníbal -, ou o grande champagne Dom Perignon rose safra 2003.
Sommelier brasileiro mais premiado, Dionísio Chaves recomenda Toques et Clochers Cremant de Limoux Brut.
Euclides Penedo Borges, professor e diretor da ABS Rio – Associação Brasileira de Sommeliers – e produtor em Mendoza, sugere rótulos assinados por ele: espumante Penedo Borges Brut. Etambém Blanc de Blancs, da Bodega Otaviano em Mendoza, feito somente com a uva Chardonnay, refrescante para beber bem frio.
Consultor em vinhos e nosso correspondente em Bourgogne, Jean Claude Cara recomenda: para brindar e esparramar, o Moscatel da cooperativa Garibaldi. Já para uma refeição, um Cremant de Bourgogne.
Maitre sommelier da rede de vinhotecas Cavist, Joe Lauretino dá a dica: Lacombe Grande Cuvée Brut. Perlage, em fio dourado, aromas tostados com riqueza em amêndoas e manteiga caramelizada. Com bom corpo e final longo.
Marília Alegre, responsável pela reunião entre vinhos e mulheres na loja Grand Cru, na Barra da Tijuca, brindaria com uma Gosset Grand Rosé. Motivos: o aroma, a perlage, a estrutura e a linda cor rosada.
Idealizador do Vines of Mendoza, Pablo Riili confessa que seu coração está com um espumante fabricado pelo seu pai e seu irmão Federico: Gimenez Riili Buenos Hermanos Brut Nature. Mas também sugere o espumante Rose de Cruzat, produzido por Pedro Rosell.
Deise Novakoski, reconhecida como a primeira sommelier do Brasil, deixa a seguinte mensagem:
“Dar as boas vindas a quem chega é fundamental em qualquer cultura. Sendo o ano novo que vai chegar, é mister recebê-lo com energia e pensamento positivo. Para reforçar esse positivismo, escolheu-se bebidas brancas leves e delicadas, simbolizando tudo o que se espera dele. O vinho para brindá-lo são os espumantes, pois são os únicos que sobem para nos cumprimentar. Por tudo isso, recomendo que se brinde com o que se tenha na taça e não importa qual, o importante é que se brinde. Desejo um produtivo e vibrante 2015 para todos!”
E você? Já sabe com qual garrafa brindar o réveillon? Conte-nos sua escolha nos comentários. E feliz ano novo!
Por Priscila Minussi
Para brindar a passagem de ano já reservamos espumantes da vinícola Garibaldi: Moscatel, Brut e Demi-sec. Esperamos agradar.
Excelentes recomendações. Parabéns!
Um super 2015 para você, Eduardo.
Gostaria de sugerir também o espumante DÁDIVAS brut da Lidio Carraro para o brinde a 2015. É uma verdadeira dádiva.
Um abraço.