Para quem está iniciando no mundo dos vinhos, uma ótima forma de aprender um pouco mais é frequentar uma degustação. Engana-se quem pensa que esse tipo de evento só tem especialistas. Pelo contrário: nada mais eficiente do que provar a bebida para saber o que gosta e não gosta, em quais rótulos investir e ter contato com pessoas mais experientes, que podem passar preciosas dicas. Para poder aproveitar esses momentos da melhor forma, seguem algumas sugestões do VinhoEtc:
Anote as informações!
Vamos combinar que fica difícil memorizar detalhes de cada vinho depois de algumas tacinhas, não é mesmo? A ordem é ouvir o que o enólogo está explicando, degustar e anotar. Além de escrever palavras-chaves de cada variedade, vale ser intuitivo e dar os seus próprios adjetivos. Seja mais específico do que tinto e branco: que tipo de vermelho é? Marrom, roxo, rubi ou cereja? Uma nota de 0 a 10 também ajuda, afinal, o que é importa é a sua opinião.
Faça perguntas
Se você não tem certeza sobre uma característica ou quer saber mais, não tenha medo de perguntar ao enólogo. Um bom condutor de degustação será acessível e informativo, afinal, é seu trabalho saber tudo sobre os vinhos que estão sendo servidos. E mais: compartilhe seus pensamentos e opiniões com outros convidados. A troca é o grande segredo de eventos assim.
Cuspir ou engolir?
Você vai ver a pessoa ao lado bebericar e cuspir o vinho em um baldinho. Isso é, sim, um tanto quanto esquisito, especialmente aos olhos dos novatos. Pois saiba que você pode escolher. Se você gostou muito do vinho, engula. No entanto…
… Menos é mais
Sabemos que é difícil cuspir um vinho daqueles bem bons. Porém, para tirar o máximo proveito do evento, vá devagar. Aprecie os aromas e tudo mais que o enólogo estiver ensinando sem esquecer que ainda haverá dezenas de taças para provar. Sair bêbado de uma degustação é bem deselegante.
Limpe seu palato
Tome um gole d’água entre as degustações. Bolachas, pães, queijos e outros petiscos servidos também são bem-vindos.
Guloseimas entre os vinhos? Never!
Aceitar as bolachinhas oferecidas tudo bem, mas nada de colocar na boca aquela bala ou chocolate que está guardado no bolso. Se não for oferecido pela organização da degustação, é porque não combina – harmoniza – com os vinhos a serem apreciados. Não estrague a experiência!
Jamais toque no corpo da taça
Essa dica é dada pelo condutor nas degustações para principiantes, mas não custa lembrar. Segure sempre pela haste para não alterar a temperatura do vinho.
Pronto! Você está no ponto para aproveitar uma degustação! Acrescente essas dicas àquelas que serão ensinadas pelo enólogo e mergulhe no incrível mundo dos vinhos. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários!
Por Maria Paula Letti
Excelentes dicas para iniciantes.
Obrigada pelo seu comentário. Que bom que gostou ☺️?
Por favor me informe a próxima degustação.
Opa! Pode deixar ! ?
Amo vinho , muito bom pra saúde quem saber degustação parabéns pelos trabalhos
Muito obrigada!??
Boas dicas, vou acessar mais este site.
Parabéns!
Obrigada, Mario ! Que bom que gostou ! ?☺️
Obrigada, orientações e dicas valiosas!
Por gentileza, me avise sobre os próximos eventos.
Desejo Sucesso!
Que bom que gostou, Josselia.
Avisaremos com certeza! ?☺️
Obrigada!
Na minha primeira degustação também cometi o erro de achar pecado cuspir a excelência daqueles vinhos. Acabei saíndo de lá aos trambolhões.
Este erro é um perigo mesmo João rsrsrs ??
Que grandes informações. Nos ensinando os princípios de como aprender em um dia de degustação!
Fico feliz que tenha gostado, Cláudio!