Ao contrário de qualquer outra região vinícola, em Champagne o nome do produto está ligado a um processo específico de produção – neste caso, fermentação em garrafa, que também é conhecida como método champanhês ou méthode champenoise.

Com seus numerosos e rigorosamente regulamentados procedimentos, a produção de champagne é uma das mais complexas do mundo dos vinhos.
As regras às quais os produtores se têm de obedecer começam na vinha propriamente dita. O rendimento máximo é de 100 a 110 quilos por hectare. O mosto obtido por prensagem também está regulamentado, para evitar qualquer coloração indesejada.

Seu Cuvée Brut Tradition é um assemblage de Pinot Noir [80%] e Chardonnay [20%] e tem particularidades interessantes na sua produção. As uvas, como recomenda as boas casas de Champagne, são colhidas a mão, mas é na cave que a grande diferença se apresenta.

Dica de Harmonização:
Os dips na culinária tem a consistência transitória entre o patê e o molho. Servidos normalmente em tigelinhas, são perfeitos para enriquecer e dar sabores diferentes a legumes crus picados, biscoitos, torradinhas, snacks assados e o que mais a imaginação aventureira criar.

Nesta proposta foram elaborados dips de blue cheese [com sabor forte], homus [de origem grega, popular e muito saudável] e de azeitona com atum [bem ao gosto brasileiro. Tudo saboreado com chips de batatas azuis levemente temperadas com sal marinho.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é sempre muito importante!
Por Ed Wine



Matéria boa. Os dips maravilhosos. Abraço
Graça Caminha
Muito boa a materia, é sempre bom aprender mais um pouco, principalmente deste mundo complexo das bebidas e harmonizações.
Muito proveitosa e esclarecedora a matéria ! Adorei a idéia do patê de azeitonas com atum dá pra se ter uma expectativa do sabor desse Champagne!