Reconhecido como uma das maiores autoridades em vinhos do mundo e um dos mais respeitados vinicultores da Borgonha, BERNARD HUDELOT não deixa esta verdade contaminar sua imagem de personagem tranqüilo e amigável. E, acima de tudo, sem abrir mão da filosofia de que os vinhos borgonheses devem manter a tradição ancestral, assegurando que a autenticidade de uma safra se obtém pelo trabalho no vinhedo e não por interferência de produtos enológicos.
Esta é a mensagem de sua palestra no Encontro Internacional Vinho e Etc, entre os dias 6 e 12 de outubro, falando sobre o tema “50, 60, 70 ANOS… O VINHO DE LONGA GUARDA”, orientando os admiradores do vinho como é possível produzir, guardar e consumir garrafas de safras antigas.
Nesta palestra, BERNARD HUDELOT explica os caminhos usados na Borgonha por produtores dedicados, como ele, a obter vinhos de longa guarda, com uma espera mínima de 8 a 10 anos para ficarem prontos para o consumo, mantendo o elevado poder anti-oxidante tão benéfico à saúde.
Proprietário do Chateau de Villars-Fontaine, localizado na Côte de Nuits, próximo 3km da região de Nuits-St-Georges, começou a produzir vinhos em 1973. Antes, em 1967, dedicou seu tempo à compra e criação de um vinhedo que pertenceu à sua família, realizando, sozinho, o replantio, a construção das instalações, a vinificação e a experimentação de métodos para a produção de seu vinho, sempre respeitando a tradição e sua chamada Regra de Ouro, que é manter-se simples, natural e dar tempo ao tempo.
Com esta filosofia, seus resultados são expressivos, pois consegue vinhos de alta qualidade que conquistam permanentemente várias medalhas em concursos e o reconhecimento da imprensa, tanto na Borgonha como no exterior, em outros países da Europa e nos Estados Unidos, Japão e China.
Para completar sua surpreendente trajetória, com seu reconhecido apego às tradições borgonhesas, partir para outros desafios e abriu novos horizontes, passando a produzir, também, vinhos em dois lugares do mundo realmente impensáveis: Gabão e Tahiti! Mas, no plantio, na colheita e no engarrafamento mantendo suas convicções e verdades.
A palestra “50, 60, 70 ANOS… O VINHO DE LONGA GUARDA”, com BERNARD HUDELOT, está na agenda do Encontro Internacional Vinho e Etc, no dia 08 de outubro, às 15 horas. Imperdível!