Na Itália, os espumantes genéricos são chamados de “spumanti”. Denomina-se de “Prosecco” aqueles produzidos com a uva Glera (antigamente chamada genericamente de Prosecco), na região do Vêneto, que passou a ser uma “Denominação de Origem”, à semelhança de Champagne.
A Lombardia (norte da Itália) também ganhou uma DOCG, Franciacorta, e os espumantes, desta região, são produzidos com as mesmas castas de Champagne, com predominância da Chardonnay, e pelo método champenoise. Existe ainda o Lambrusco DOC da Emilia-Romana, que é muito diferente do Lambrusco IGC, um frisante, com pressão interna inferior a 3atm, semi-doce, e que é produzido pelo método Charmat.
Fantinel Prosecco Extra Dry DOC Magnum, é um vino spumanti di qualità da região de Friuli Venezia Giulia, também produzido com a cepa Glera (100%), pelo método Charmat. A vinícola nasceu no anos 60 e produz uma larga gama de vinhos de qualidade. Perlage fino persistente e aromas florais são as marcas deste Prosecco.
Confira uma ótima dica de harmonização para este vinho:
Os caranguejos são crustáceos que conseguem sobreviver dentro e fora da água e muitos deles fazem suas tocas nos manguezais. Algumas espécies de caranguejos gostam de se alimentar de algas, enquanto outras se alimentam de peixes vivos ou mortos.
Um prato delicioso e constante na culinária do norte (PA) e nordeste (MA) são as patinhas de caranguejo ao vinagrete (picados de tomate, cebola roxa, suco de limão galego, pimentão amarelo, azeitona – toque da receita maranhense -, cebolinha e salsa – tudo regado ao azeite de oliva extra virgem, sal marinho e pimenta do reino fresca)
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é sempre muito importante!
Por Ed Wine