A conhecida lição de que “noites frias combinam com uma bela tábua de queijos, bons vinhos e uma agradável companhia” é uma das máximas que o Chef e Sommelier AÍRTON ARAGÃO confirmará em sua palestra COMO HARMONIZAR DE FORMA SIMPLES, no dia 9 de outubro, às 15 horas, no Encontro Internacional Vinho Etc.
Uma outra máxima é a convicção de “não existe prato que não possa ser harmonizado com um vinho, seja branco, rosé ou tinto”, que nasceu ainda no Ceará, sua terra natal, quando bebeu pela primeira vez o que sobrou no cálice do padre que acabara de celebrar a missa. Ficou freguês e assumiu a missão de ser coroinha para servir como ajudante e, depois, óbvio!, fazer o que, muito mais tarde, tomou conhecimento que tinha o sofisticado nome de degustação.
Não parou mais e procurou, sempre que tinha a oportunidade, provar o vinho de péssima qualidade das missas e da casa de amigos que o convidavam para comandar as panelas nos cozinhados de final de semana, pois já mostrava, desde cedo, o conhecimento pelos segredos da cozinha.
Do Ceará para o Rio de Janeiro foi um pulo, quando chegou para ser ajudante de cozinha em um restaurante em Copacabana para lavar pratos, mas sem perder o olho no que os cozinheiros faziam para atender aos pedidos dos clientes, demonstrando interesse e ganhando a oportunidade de assumir também a função de cozinhar e sugerir receitas.
Ao final da noite, quando o restaurante fechava e a turma do batente tinha direito ao jantar, lembrava dos seus tempos de coroinha das missas de sua terra, pois as sobras de vinho das garrafas que voltavam das mesas eram divididas entre garçons e pessoal da cozinha.
Este hábito despertou cada vez mais sua curiosidade e passou a conhecer mais de sabores, uvas e, naturalmente, qual comida combinava com qual vinho. Foi reconhecido, promovido, ganhou novas funções e passou a comandar cozinhas e salões, aperfeiçoando seus conhecimentos através de cursos, viagens, degustações em vários países, contatos com especialistas e acumulando experiência, chegando ao posto que atualmente ocupa na rede de enotecas CAVIST, no Rio de Janeiro, comandando a operação dos quatros restaurantes, em Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.
Esta grande história de vida e outras mais serão contadas pelo Chef e Sommelier AÍRTON ARAGÃO em sua palestra, revelando segredos simples de como retirar sempre o melhor dos sabores da combinação comida e vinho.
E, para quem ficou curioso com a conhecida lição de que “noites frias combinam com uma bela tábua de queijos, bons vinhos e uma agradável companhia”, o CHEF AÍRTON encerra o assunto com uma dica básica que simplifica tudo:
– Como a maioria dos queijos tem muito sal e gordura, caem muito bem com vinhos brancos.
Mais, ele conta em sua palestra. INSCREVA-SE!