A simples definição de que a Adega é o lugar localizado no subsolo onde o vinho é armazenado em garrafas, barris ou em barricas e mantido numa temperatura adequada ao consumo, atualmente, vale somente para alguns restaurantes tradicionalistas, pois a chegada ao mercado de um objeto com formato parecido com uma geladeira (mas, não é), conhecido como adega climatizada, mudou completamente o significado desta palavrinha de cinco letras que, hoje, recheada de alta tecnologia, faz parte do cenário de modernas enotecas e bistrôs e também da copa, da cozinha, da sala de jantar e, principalmente, de locais exclusivos, desenvolvidos para que ela reine como a principal atração da casa.
Assim, tapete vermelho e fanfarras para a nova Adega, aquela que é não somente a prima mais nova da geladeira, mas o ambiente que ela incentivou a criação de um local para reunir amigos apaixonados por vinhos, realizar harmonizações e degustar bons pratos.
Para dar status ao termo que inicialmente foi conhecido como o local para guardar os vinhos a salvo do mau humor do tempo e da natureza, a Adega ganhou um novo significado, passando a ser destaque nas residências, mudando do espaço encravado na terra para a criação de restaurantes especializados e locais que se transformaram na parte mais disputada das casas.
Toda esta história tem o objetivo de simplesmente dizer o que significa, hoje, ter uma Adega Climatizada para conservar e manter a qualidade dos vinhos na hora de beber em casa ou no restaurante. Elas estão em todos os lugares, em vários sites de vendas, saltando aos olhos em tamanhos, modelos, preços e condições de pagamento diversos, criando a oportunidade de quem é apaixonado por vinho ter uma.
A importância de uma Adega ganhou relevância agora no evento mais importante do setor de decoração do Brasil, o Casa Cor 2014 do Rio de Janeiro, este ano sendo realizado no Casa Shopping, na Barra da Tijuca, onde as arquitetas Tatiana Lopes e Tatiana Mendes desenvolveram e sugerem um espaço que chamam de Cave Room, próprio para o prazer de ter, guardar, receber, degustar e compartilhar um bom vinho, demonstrando como vale a pena criar um local exclusivo no ambiente social da casa.
Esta subida de status e reconhecimento das Adegas deve-se ao crescente interesse pelo vinho e ao aumento do consumo no Brasil, com a entrada no mercado de marcas e garrafas que nunca tivemos antes oportunidade de ter por aqui, além da qualidade do produto brasileiro, que vem ganhando reconhecimento a cada nova safra.
Para fechar a porta da prima mais nova da geladeira e manter a temperatura dos vinhos entre 14 e 17 graus, sirvo uma frase que já foi usada em diversas situações, mas que vale a pena ser adaptada ao momento: Adega Climatizada, um dia você também vai ter uma!
Você já tem seu espaço dedicado ao vinho na sua casa? Deixe seu comentário abaixo…
Poderiam enviar os fones e emails das Tatianas Lopes e Mendes?
Quais adegas para 200 garrafas vcs sugerem?
Grato, Paulo
Olá Paulo,
Segue o contato da Tatiana Mendes;
[email protected]
Para adegas, sugiro pesquisar em;
http://www.artdescaves.com.br/
http://www.joshuaadegas.com.br/
Um abraço, Eduardo
Bom dia Eduardo!
Há uns 5 anos atrás após fazer vários cursos sobre vinho comprei uma adega mas acabei frustrada porque ela não era adequada para o clima da minha cidade que é calor o ano todo. Só então descobri que ela não havia compressor e que trabalhava com troca de calor….rsrrs…imagina! Só prejuízo.. sugiro que ao falar de adegas, não esqueçam de mencionar esse detalhe,