ORIGEM DA MOSTARDA:
Não se sabe exatamente quando o grão de mostarda começou a ser utilizado como tempero.
Num passado distante, os chineses, gregos e romanos já transformavam o grão de mostarda (uma planta de flor amarela) em uma pasta lisa e aromática.
Embora fossem inegáveis os benefícios obtidos pelos gregos e romanos com o uso medicinal desta planta, foi também muito rapidamente introduzida na cozinha onde foi combinada com o vinagre, já utilizado por estas primeiras civilizações.
Uma das características importantes do vinagre é que ele inibe as propriedades contra-irritantes da planta.
MOSTARDA DIJON:
A palavra mostarda é a junção de duas palavras em latim: mustum+ardens.
Mustum é o mosto da uva, ou vinho jovem não fermentado, que foi o líquido misturado com as sementes de mostarda por monges franceses que criaram uma das primeiras versões elaboradas do condimento. A palavra ardens significa “queimando”, “ardente”.
A Mostarda Dijon é uma variedade de mostarda forte, muito usada em diversos preparos de receitas da gastronomia francesa.
Durante o século XVIII, a cidade de Dijon consagrou-se como a capital mundial da mostarda, graças aos vinhedos da Borgonha que garantiam o abastecimento de vinhos e vinagres de qualidade para o preparo das mostardas finas e aromáticas.
Na época, os grãos eram esmagados com mós de pedra e recebiam vinagre, sal e especiarias.
Com o passar do tempo alguns fabricantes aproveitaram para lançar produtos de menor qualidade, em função disto foram criados estatutos para organizar e reger a fabricação e o comércio de mostarda.
Em 1937, a denominação “Mostarda de Dijon” tornou-se uma apelação controlada vinculada diretamente ao seu processo único de fabricação, criado em 1752.
Hoje em dia a denominação “mostarda de Dijon” não é limitada aos produtos oriundos da cidade ou região, mas sim, a um processo de fabricação, no qual as mostardas são fabricadas com produtos peneirados e cujo teor de extrato seco total não deve ser inferior a 28%.
MAISON EDMOND FALLOT:
A Maison Fallot produz de forma artesanal a famosa mostarda de Dijon. É a última produtora familiar de mostarda moída a pedra na Borgonha, método tradicional de moagem que mantem todas as qualidades gustativas da pasta e conferem à mostarda um sabor incomparável.
O equilíbrio e a sutileza desta mostarda são obtidos através da utilização de matérias-primas autênticas, de elevada qualidade e das melhores origens.
As mostardas de Edmond Fallot possuem um sabor tradicional e rico em especiarias, apresentando um condimento considerado uma das melhores Mostardas Dijon do mundo.
A fábrica da Moutarderie Edmond Fallot situa-se em Beaune, na Borgonha. Possui uma visita guiada que deve ser previamente agendada. O tour consiste num circuito interativo de várias descobertas.
Durante a visita podemos ver o processo de moagem manual de sementes, todas as fases de produção, desde a escolha das matérias primas, até o produto final e os diversos tipos de mostarda.
Ao final da visita é possível fazer uma degustação e provar os diferentes sabores da mostarda Dijon.
Sem dúvidas uma experiência muito interessante. Vale muito a pena a visita.
Olá! Me chamo Adair, sou um apaixonado pelo vinho e tudo que o cerca, principalmente sua história em diversos países.
Parabéns pelo conteúdo e felicito-os pela oportunidade de poder conhecer os lugares e compartilhar! Santé!
Muito obrigada, Adair! Fico muito feliz que tenha gostado!??