Para quem deseja apreciar e degustar os melhores vinhos argentinos, não há dúvidas, Mendoza é o melhor destino.
Com mais de 144 mil hectares de vinhedos, a cidade possui mais de 1000 vinícolas – ou como são conhecidas por lá, bodegas – que oferecem diversos tipos de tours. Da simples degustação de alguns rótulos, até experiências mais completas, que incluem visitas guiadas pelas vinícolas, almoço e até passeio por galerias de arte.
O enoturismo em Mendoza acontece nas três principais regiões produtoras de vinhos: Maipú, Luján de Cuyo (a terra do Malbec) e Valle de Uco. Devido à variação de altitude, solo, e clima, cada uma das regiões é especializada em determinados tipos de vinho e de uvas.
Quer saber mais detalhes sobre o enoturismo em Mendoza, como as principais bodegas? Confira as 5 vinícolas que você precisa conhecer!
– Vinícola Salentein | Valle de Uco
Rodeada pelas paisagens mais incríveis do Valle do Uco, a vinícola Salentein impressiona por sua arquitetura arrojada e simétrica. Com instalações impecáveis, além da degustação com visita guiada, a bodega conta com concertos musicais e exposições. Salentein também possui uma pousada, a La Posada, e um espaço gastronômico e cultural, o Espacio Killka.
Fonte: Site Salentein
Site: http://bodegassalentein.com/
– Vinícola Andeluna Cellars | Valle de Uco
Alto nível! Além de um ambiente agradável, lindo e acolhedor, a tour na vinícola Andeluna é indicada para pessoas exigentes pois destaca-se por ser profissional e organizada. Ao final da visita guiada, a bodega oferece um menu para degustação, onde cada pessoa pode escolher o vinho que deseja. Além de entender todo o processo de fabricação dos vinhos e degustar um almoço delicioso, é possível também explorar os vinhedos do local.
Fonte: Site Andelluna Cellars
Site: http://www.andeluna.com.ar/
– Bodega Norton | Lujan de Cuyo
Combinando produção quase artesanal com alta tecnologia, a Bodega Norton é a número 1 em exportação de vinhos de alta qualidade da Argentina, exporta para mais de 60 países. Junto com a Luigi Bosca e Zuccardi, a Norton é líder por possuir a maior produção de vinho na Argentina.
Além de causar espanto com o volume de sua produção de vinhos, a vinícola é conhecida por oferecer diversas atividades junto aos vinhedos. A tour na bodega oferece diversas experiências como degustações especiais, aulas de culinária, restaurante, piquenique, eventos e o incrível prazer de criar o próprio blend, mesclando os varietais, como se fosse enólogo por um dia.
Fonte: Site Bodega Norton
Site: http://www.norton.com.ar/
– Vinícola El Enemigo | Maipú
Se você preza por um clima mais intimista, a bodega El Enemigo está entre as melhores opções. Chamada de vinícola boutique, a El Enemigo oferece uma experiência mais personalizada. O almoço com pratos harmonizados com vinhos da casa é o pontos alto da bodega.
Site: http://www.enemigowines.com/
– Vinícola Trivento | Maipú
Fundada em 1996, a vinícola Trivento possui 1.200 hectares de área cultivada onde trabalham 360 funcionários. Além de seus grandes tanques de inox e a cave onde ficam as barricas de carvalho, logo na entrada, as obras expostas de artistas mendocinos e estrangeiros são grandes destaques do local. Além do espaço de arte, visitas guiadas e degustações, a Trivento também possui uma bike tour.
Fonte: Site Trivento
Conheci várias vinícolas em Mendoza, entretanto a que mais me cativou foi a EL ENEMIGO, Alejandro e um Anfitrião diferenciado, o Ambiente acolhedor, os vinhos ótimos e o menu internacional..
ESPETACULAR.
Obrigada pelo seu comentário, Leomar. Realmente a EL ENEMIGO é incrível!! Uma experiência!! ??
Estivemos, la , porem vigil estava em mexico, mas fora a melhor experiencia sensorial de vida, alegria de reunirmos familia e 3 casais, vamos voltar!
Nii
É um lugar para voltar com toda certeza!! ?
Eu tbm incluiria neste roteiro a Catena Zapata e Shandon.
Verdade, Gilmar ! Também são excelentes!! ?
Você poderia indicar uma agência ou pessoas que fazem tranfer e organizam passeios com almoço harmonizado as vinícolas de Mendoza?
Já estive 2 vezes e que nos atendeu foi a equipe da Nossa Mendoza, mas tentei entrar e contato e não tive retorno.
Olá Maria! Temos uma agência para indicar sim.
AGÊNCIA: DESTINO 261
E-MAIL: [email protected]
Procurar a Natália Sidoti.
Boa viagem! Depois nos conte tudo ?
Eu tbm incluiria neste roteiro a Catena Zapata e Shandon.
Verdade, Gilmar. Catena Zapata e Chandon também são incríveis!
Estive 2x em Mendoza e em ambas tive contratempos. Visitei apenas uma vinícola, mas acho que perdi as melhores. Gostaria de voltar, mas no atual estágio da economia argentina, não saberia dizer se vale a pena. Alguém pode me dizer algo?
Estive 2x em Mendoza e em ambas tive contratempos. Visitei apenas uma vinícola, mas acho que perdi as melhores. Gostaria de voltar, mas no atual estágio da economia argentina, não saberia dizer se vale a pena. Alguém pode me dizer?
Carlos Alberto, MENDOZA é incrível e merece várias viagens! A Argentina já está aberta ao turismo. Vale a pena consultar as regras de entrada no país e fazer uma nova visita!! ??
Ok.
Visitei no mês de março deste ano a espetacular Bodega El Enemigo Vigil do Grande enólogo Alejandro Vigil. Super recomendo. Alta gastronomia e vinhos fantásticos. Vale a pena visitar.
Fantásticos mesmo, Mario! Imperdível! ?