Feito a apenas 50 km a leste de Paris, na região da íle-de-France, o Brie de Meaux tem uma história que remonta ao imperador Carlos Magno, que em 774 d.C. louvou as virtudes do queijo em suas crónicas. A reputação mundial do Brie de Meaux foi estabelecida em 1814, quando foi declarado Le Roi des Fromages, [O Rei dos Queijos], num torneio culinário realizado durante o Congresso de Viena. A proximidade da íle-de-France dos mercados de Paris e a bonita caixa de madeira em que o queijo é vendido contribuíram para torna-lo famoso.
0 Brie de Meaux é um dos 34 queijos franceses protegidos pelo rótulo de AOC, que garante a qualidade, onde e como ele é feito. Para merecer o rótulo, o Brie tem de ser fabricado em determinadas áreas com coalho de bezerro e 25 litros de leite não pasteurizado. O trabalho de verter a coalhada nos moldes com uma concha deve ser feito à mão, e cada queijo tem de ser salgado a seco e depois curado lentamente, sob temperatura e umidade específicas. Contendo na sua elaboração black truffle [trufas negras], o queijo brie de Meaux [AOC] cortado em fatias foi a base para uma brusquetta feita sobre fatia de pão de champagne que teve ainda a companhia de finas fatias de prosciutto di Parma. Geleia agridoce de pimenta vermelha e glaze com aceto balsâmico di Modena IGP, finalizaram o prato
CHAMPAGNE CHARLES de MARQUES BRUT
A região de Champagne na França vende tão bem que pode quase ser considerado um “país” à parte, em termos de volume. A região, sozinha fatura 44 bilhões de euros por ano sendo 2,2 bilhões resultantes de exportações. O Brasil, ao entrar na casa dos milhões de garrafas, começa a ser um mercado-chave para essa indústria bilionária. São mais de 322 milhões de garrafas vendidas ao ano em todo o mundo, sendo o Reino Unido ainda o principal consumidor com 34 milhões de garrafas ao ano. Nesse “ranking” o Brasil ainda está na 19ª posição, mas com alto potencial para crescer e figuras no top dos dez países consumidores nos próximos anos.
O Champagne Charles de Marques Brut é produzido no Champagne’s Marne Valley, a uma hora de carro de Paris, perto de Reims e Epernay. Didier e Karine Chopin fazem champagne para a sua própria marca, bem como a marca Charles de Marques, como engarrafamento é exclusivo do Trader Joe’s. Os Chopins começaram a produzir champagne a partir de uma pequena parcela de videiras nos arredores da aldeia de Champlat-et-Boujacourt, adquirida da família de Karine há quase três décadas. Os Chopins obtiveram mais vinhedos nas proximidades, aumentando suas propriedades para 20 acres e adicionarão outros 60 acres nos próximos anos. Este champanhe é um assemblage de Petit Meunier [60%] e Pinot Noir [40%], produzidos no método tradicional. A maioria das grandes casas de champanhe envelhece o vinho em suas borras por um a três anos, mas os Chopins prolongam o processo para cinco anos para desenvolver um sabor complexo.
Matéria por EdWine