*PORPETA de TAMBAQUI no TUCUPI e RISOTTO de JAMBU*
O tambaqui é um peixe de escamas, com corpo romboidal, alto, achatado e serrilhado no peito. Tem uma dentição poderosa e adaptada para quebrar as duras castanhas que fazem parte de sua dieta. Macio, gorduroso e de sabor acentuado, esse peixe da Bacia Amazônica aceita diversos tipos de preparo: na brasa, assado, frito, grelhado ou cozido.
Nesta proposta foram elaboradas porpetas [temperadas com cebola, tomate, coentro e pimenta dedo de moça] a partir de picadinho da carne do peixe [sem espinhas], depois cozidas no tucupi e a companhia de risoto de _jambu_ – uma erva originária da América do Sul, mas também comum em todo o sudoeste asiático pois foi levada pelos portugueses para suas colônias de Macao. No Brasil também é conhecido por outros nomes como agrião-do-Brasil, agrião-do-norte, agrião-do-Pará, jambuassu e abecedária.
*VIÑA TARAPACÁ GRAN RESERVA CHARDONNAY 2013*
Se é consenso que um bom vinho merece um lugar belo e agradável para ser apreciado, é certo que na Viña Tarapacá isso não irá faltar para os apaixonados por essa bebida. Ela fica a menos de uma hora de Santiago, capital chilena, localizada na região do Vale do Maipo.
Ao mesmo tempo clássica e rústica, a arquitetura é inspirada nas vinícolas francesas de Bordeaux. Não é somente a vinícola que chama a atenção de quem visita o local. Entre as atrações principais está a mansão Casa Tarapacá. Construção datada de 1927, sua arquitetura é clássica, com pé direito de quatro metros de altura. A decoração, de 2002, é caracterizada por móveis de antiquários.
A mansão também sofreu reformas ao longo do tempo, mas preservou o estilo e a elegância. Atualmente, o local possui 19 quartos que hospedam clientes e visitantes. Cada cômodo é nomeado com um tipo de uva ou região vinícola.
O vinho Chardonnay Gran Reserva da Viña chilena Tarapacá é produzido no litoral do Vale de Leyda que dá à ele uma acidez natural e uma característica mineral elegante ao vinho. Varietal [100%], foi fermentado em barricas de carvalho com as suas borras para somar riqueza e complexidade.
Matéria por EdWine