CALDO VERDE em PÃO ITALIANO
O caldo verde é um prato típico português e que tem como principal ingrediente a couve-galega cortada em tiras bem finas, e a batata – um tubérculo que muitos pensam ser raiz. Existem variações e complementos como o caldo verde light, caldo verde com bacon, caldo verde vegetariano, caldo verde com chouriço, etc. Aqui recebeu a companhia de generosas fatias de paio [carne de porco embutida em tripa de intestino grosso].
Este caldo teve origem em meados do século XV e sua produção iniciou-se nas províncias do norte de Portugal, especificamente na região do Minho e durante os anos a receita foi sendo adaptada de acordo com as regiões em que era preparado. A mistura teria surgido com os lavradores que utilizavam ingredientes simples para a elaboração de um alimento saudável e barato.
TAPADA dos CHAVES RESERVA TINTO 1998
É nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, que são produzidos os vinhos Tapada do Chaves. Há quase 100 anos que esta propriedade dá origem a vinhos de qualidade reconhecida e que estão entre os melhores de Portugal.
Pela sua localização privilegiada, as terras apresentam características muito particulares e distintas do resto da região – na encosta da Serra de S. Mamede -, um maciço de granito garante aos vinhedos, qualidades únicas com a preservação do calor e a suavidade da região do Alentejo.
Associados a uma forte tradição familiar e a uma história de paixão e dedicação à terra, os vinhos têm origem nas vinhas com idades entre os 15 e 85 anos. O Tapada dos Chaves Reserva Tinto 1998 é um corte das castas Trincadeira, Aragonez, Periquita e Tinta Francesa que amadureceu por 15 meses em barricas de carvalho português e mais 12 meses em garrafa.
Matéria por EdWine