*QUEIJO BRIE com ALHO e MEL*
Em termos técnicos, o nome desse tipo de queijo é “_mofo-branco_”. referência à superfície branca aveludada que ele adquire à medida que amadurece. O efeito é induzido pela introdução de um fungo chamado _penicillium candidum_, que protege a sua superfície de outros fungos.
Ao contrário de outros, o brie e o camembert – também conhecidos como queijos semi-moles -, à medida que envelhecem, ficam mais suaves e voluptuosos, em vez de mais firmes e secos. Quando jovens, podem ser bem sem graça, pálidos e quebradiços, mas com o passar do tempo o miolo desenvolve uma textura mais cremosa e untuosa que às vezes traz um sabor marcante de cogumelos.
Nesta proposta, ele foi preparado à milanesa e recebeu a companhia de alho negro com mel de trufas brancas – um produto com textura aveludada que combina o sabor único do alho negro ao delicado sabor da trufa branca fresca recém colhida.
*SPARKLING WINE BILTMORE ESTATE BLANC de BLANCS*
A localização da Carolina do Norte na costa sul dos Estados Unidos contribui para sua rica cultura gastronômica. A vinicultura lá também está ficando mais popular com a existência de mais de 100 vinícolas no estado.
Os vinhos produzidos pela Biltmore Wines em Asheville, são praticamente artesanais tamanha a dedicação que se dá a cada um deles. A vinificação foi iniciada em 1971, pelo neto de George Vanderbilt William Cecil.
O portfólio da vinícola é muito amplo mas um destaque especial é dado para os sparkling wines – todos elaborados pelo método champenoise. O Biltmore Estate Blanc de Blancs, varietal Chardonnay [100%] apresenta boa acidez e equilíbrio e destacadas notas de limão, maçã e pêra. Ótimo como aperitivo e acompanhante perfeito para queijos do tipo brie, ostras, vieiras e comidas apimentadas.
Por Ed Wine