A propriedade de Pierre Overnoy foi criada em Pupillin, uma pequena vila localizada cerca de 3km de Arbois, na região do Jura. Pierre Overnoy assumiu a propriedade em 1968. Se destacou por sempre trabalhar em seus vinhedos de forma orgânica e por produzir seus vinhos naturais sem adição de enxofre e sem filtragem. A fermentação é feita por leveduras indígenas.
Foi inspirado por Jules Chauvet, um médico e grande apreciador de vinhos, que foi considerado o pai do movimento do vinho natural.
Segundo Overnoy, para produzir um vinho sem química, é preciso ter elementos certos na uva. Não pode ser produzido com qualquer uva.
Acredita que se agente mata a terra com produtos químicos, a uva não será boa, pois teríamos uma uva doente e, consequentemente, seria impossível produzir um vinho natural. Ele brinca que “cursar enologia é muito bom – principalmente para aprendermos como não se deve fazer vinho”.
Desde 1989 a Maison passou ter a colaboração de Emmanuel Houillon, que assumiu a co-gestão da vinícola em 2001.
Emmanuel Houillon cultiva as vinhas seguindo os princípios biodinâmicos e a mesma filosofia de Pierre Overnoy, seu mentor, que se tornou um ícone dos “vinhos naturais” em todo o mundo.
No entanto, a vinificação natural exige medidas preventivas. Não usar sulfitos em nenhuma etapa da vinificação, por exemplo, requer cuidados específicos, desde a necessidade de uvas impecavelmente saudáveis até maior higiene e controle rígido de temperaturas durante a vinificação. E isso, consequentemente, demandou uma transformação da vinícola, acelerada por Houillon que, como filho adotivo de Overnoy, assumiu maior responsabilidade pela condução dos negócios.
Visita privada na Maison Overnoy-Houillon
Estivemos nessa incrível região do Jura para desbravar esses vinhos tão únicos e especiais e tivemos o privilégio de fazer uma visita privada com direito a degustação na Maison Overnoy-Houillon.
Fomos recebidos pelo célebre Pierre Overnoy e pelo simpático Emmanuel Houillon, que foi quem conduziu nossa visita.
Foi uma experiência inenarrável. Ouvimos historias e ensinamentos de Emmanuel que, com toda sua simplicidade, demonstrou seu conhecimento e paixão pelo que faz.
Degustamos garrafas sem rótulo, as quais Emmanuel sabia a safra apenas de olhar sua coloração.
Começamos com um belíssimo Chardonnay; seguidos por uma assemblage de Chardonnay e Savagnin que passou 5 anos na barrica; um Savagnin com uma coloração dourada intensa, marcado por aromas oxidativos, nozes e cera de abelha; e para finalizar, um tinto Ploussard, simplesmente delicioso. Delicado, sutil, com aromas de framboesa e intensidade de fruta sem final doce e corpo leve.
Vinhos que jamais sairão de nossa memória.
Seus vinhos, raros e preciosos, com uma pureza singular, são mundialmente famosos com grande influência no mundo do vinho natural. Fazem tanto sucesso, que agora são um dos mais procurados do mundo e cada vez mais caros e difíceis de encontrar. Infelizmente, comprar hoje um vinho de Overnoy é quase impossível porque a demanda é tanta que, tão logo eles surgem, somem rapidamente.
Excelentes informações.
Aprendizado assegurado.
Que bom que gostou! ☺️??