Imagina só um lugar paradisíaco, com águas cristalinas rodeadas por montanhas de tirar o fôlego e regiões vinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. Esse lugar existe e se chama Lago de Garda, localizado no norte da Itália, é dividido entre três ricas regiões: Vêneto, Lombardia e Trentino Alto Adige.
É considerado o maior lago da Itália, com cerca de 370km² e 65 metros acima do nível do mar, em alguns pontos o lago chega a atingir em torno de 300 metros de profundidade, o que o torna totalmente navegável e perfeito para diversos passeios de barco. Além disso, o Lago de Garda possui 5 ilhas e banha outras 23 cidades.
A paisagem se soma a outros elementos como vilarejos medievais, igrejas antigas, santuários belíssimos e lindos castelos medievais. Tudo isso transforma a região em um lugar de puro fascínio para o turismo.
Como se não bastasse, a região em torno do lago é um verdadeiro tesouro para os amantes da gastronomia e vinhos. Afinal, a região é famosa pela qualidade e diversidade dos seus vinhos e pelas experiências gastronômicas únicas que oferece.
Desde espumantes, passando pelos brancos, rosés e tintos. A região contempla vinhos de diversos estilos, frescos, perfumados e elegantes, é isso que a torna ainda mais especial aos amantes do enoturismo.
O território de Garda abrange algumas das mais famosas Denominações de Origem (selo que atesta procedência e qualidade de um vinho), como por exemplo DOcs Lugana, Bardolino, Valpolicella e Soave. Além disso, há outras famosas Docs bem próximas como Prosecco e Franciacorta. Um verdadeiro paraíso para os amantes do enoturismo.
A região oferece uma enorme variedade de paisagens, hospedagens e diversas formas de diversão para os turistas.
A paisagem ao norte do lago fica em meio a montanhas das Dolomitas, e ao sul margeada por vinhedos. Um espetáculo!!
E se você é adepto de atividades ao ar livre, vale a pena praticar esportes náuticos no Lago de Garda, fazer uma trilha pelas montanhas ou de bicicleta pelas muitas ciclovias que cercam a região.
Visitar os mercados locais e experimentar as delícias da cozinha regional, também é uma ótima pedida.
Se estiver viajando com crianças também não faltam opções para divertir toda a família. Além das lindas cidades, vilarejos, castelos, passeios de barco, mergulho no lago (dependendo da época), ainda tem as famosas piscinas de águas termais, parque aquático, zoológico, parques de diversões…são tantas as possibilidades de entretenimento para quem está viajando com crianças, que detalharemos num próximo post.
Se você quer ter uma experiência única na Itália e admirar vistas deslumbrantes, o Lago de Garda é definitivamente o lugar certo!
CIDADES AO REDOR DO LAGO DE GARDA
Este enorme lago conta com várias pequenas e charmosas cidades ao redor dele, sendo que cada uma com sua particularidade e beleza. O que torna a escolha difícil para quem pretende se hospedar por ali. Mas para cada gosto, existe uma opção mais compatível.
Inclusive, para você entender melhor a sua magnitude, veja a seguir várias comunas banhadas pelo lago em três províncias:
Província de Bréscia, região da Lombardia:
- Sirmione
- Desenzano del Garda
- Lonato
- Padenghe sul Garda
- Moniga del Garda
- Manerba del Garda
- Salò
- Gardone Riviera
- Toscolano-Maderno
- Gargnano
- Tignale
- Tremosine
- Limone sul Garda
Província de Verona, região do Vêneto:
- Peschiera del Garda
- Castelnuovo del Garda
- Lazise
- Bardolino
- Garda
- Torri del Benaco
- Brenzone
- Malcesine
Província de Trento, região de Trentino Alto Adige:
- Riva del Garda
- Nago-Torbole
Cada uma dessas cidades ao redor do Lago de Garda possui uma infinidade de encantos e atrações, com uma atmosfera peculiar que irá cativar o seu coração. Desde relaxar em águas termais, caminhar pelos castelos históricos, até visitar vinícolas e olivais, este lago e suas cidades circundantes oferecem tudo o que você poderia querer em uma viagem.
Além disso, com sua posição estratégica e privilegiada, fica a uma curta distância de outros destinos super conhecidos na Itália como Milão, Verona, Veneza, Dolomitas (Alpes Italianos), Bolonha, Lago de Como, Piemonte, Toscana e não muito distante também de outros países como Suíça, França, Áustria, Alemanha, Croácia e Eslovênia.
Então, venha se deliciar com as maravilhas que o Lago de Garda tem a oferecer. Com certeza, será uma viagem inesquecível!
Gostou das dicas? Então acompanhe no próximo post a cidade que escolhemos como base para conhecer essa encantadora região.