Florença é umas das cidades mais belas do mundo e, durante muitos anos foi considerada a capital da moda. É o berço do Renascimento Italiano e apreciada pelos apaixonados por vinhos, por concentrar na região da Toscana as maravilhosas vinícolas e histórias sobre vinhos – que aqui vamos compartilhar com vocês.
Saímos de Roma em direção a Florença de trem, e ficamos hospedados no Hotel Ambasciatori, de um aconchego e elegância impecável e o principal: com ótima localização. Perto da Igreja de Santa Maria Novella, no Centro histórico, o hotel está localizado a 10 minutos a pé do centro de exposição de Fortezza da Basso e do centro comercial.
Uma vez em Florença, não deixe de almoçar ou jantar no La Storica Trattoria Gargani, conhecida por ser a tratoria dos artistas. É muito apreciado pelos moradores locais e turistas pela sua ótima culinária.
A cozinha tradicionalmente toscana e brinca com as cores e sabores surpreendendo até mesmo com os mais simples pratos. Um ambiente originalíssimo de atmosfera aconchegante e acolhedora. A pedida da noite foi uma excelente pasta e para acompanhar o tradicional vinho Brunelo Castello Romitorio.
Uma outra dica imperdível para fazer na cidade é a caminhada noturna pelo Ponte Vecchio, passar no delicioso Gelatto italiano e apreciar as esculturas espalhadas pela cidade. Florença é um verdadeiro museu a céu aberto.
Impossível também passar pela cidade sem visitar a Basílica de Santa Maria Del Fiore ou Duomo, como é conhecida.
Outro lugar icônico em Florença é a Galleria degli Uffizi, onde fica um dos mais antigos museus do mundo e o mais antigo de Itália.
Galleria dell’Accademia – Galeria da Academia de Belas Artes de Florença é outro museu que vale muito a pena a visita. É lá que está o famoso e original David de Michelangelo, uma verdadeira obra prima.
Depois de um belo dia em Florença e uma noite de descanso no Hotel Ambasciatori, a viagem seguiu para a vinícola Design Antinori.
A 20 minutes de Florença, a Toscana de DESIGN ANTINORI
A viagem pelas vinícolas começa na vinícola Antinori nel Chianti Classico, que é parada certa.
A vinícola italiana Antinori nel Chianti Classico foi eleita pela World’s Best Vineyards 2022 como a melhor vinícola do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos.
Com um projeto inovador, a Vinícola Antinori demorou mais de 5 anos para ficar pronta e custou mais de 80 milhões de euros. De uma arquitetura incrível e de alto impacto visual, sua construção foi concluída no final de 2012, e é considerada um exemplo de inovação e sustentabilidade.
A construção é inserida no extraordinário contexto das colinas vinícolas de Chianti.
Possui um design moderno e visionário, cujas formas orgânicas fazem com que se mescle e quase desapareça em meio às colinas da região, totalmente integrado à natureza. Foi construída inteiramente com materiais locais.
Grande parte do edifício fica debaixo da terra, usando a refrigeração natural como método para a conservação dos vinhos.
A instalações da vinícola contam com objetos que fazem parte da história da família – uma viagem ao túnel do tempo; uma loja que vende vinhos, decanters, taças e livros; um auditório; um restaurante e uma área para degustação dos vinhos da família.
Para que não ocorram surpresas em sua visita, não esqueça de agendar com antecedência o seu tour, e agendar também um almoço de frente para os vinhedos e não deixe de visitar a lojinha e fazer os tastings dos vinhos.
O que você achou do passeio? Deixe o seu comentário aqui embaixo. Caso tenha curiosidade sobre algo mais deste circuito, teremos o enorme prazer em responder. Ah, a viagem não acaba aqui, a próxima parada foi em Greve em Chianti. Vem conhecer mais da região de Toscana.