SOPA de FEIJÃO com MASSA
Bege, com listras marrons, o feijão-carioca é a variedade mais consumida em todo o país. Cozidos, os grãos ficam cremosos. São servidos no dia-a-dia, como o famoso arroz com feijão. Também faz parte de algumas receitas emblemáticas, como o virado à paulista e sopa de feijão.
Sopa é um alimento líquido ou pastoso, umas vezes feita somente de pão e água, outras com cereais e, ainda, hortaliças e carne de diversos tipos. Presente na alimentação humana desde que o homem pré-histórico encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos – a sopa foi, provavelmente, a primeira comida elaborada e criativa da História, já que resulta da mistura de ingredientes e estes são praticamente infindáveis.
Nesta proposta, o caldo batido de feijão, massa [penne e fusilli], temperos básicos, couve fatiada, pimenta dedo de moça e queijo parmesão ralado, complementaram o prato.
CASA VALDUGA MERLOT PREMIUM GRAN RESERVA 1999
A região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, foi a primeira Indicação de Procedência [IP] do Brasil [2001], passo importante para constituir-se, posteriormente, numa Denominação de Origem [DO], o que aconteceu em setembro de 2012
São 81 Km² de área, situada em três municípios: Bento Gonçalves [60%], Garibaldi [33%] e Monte Belo Sul [7% – na serra do nordeste do Rio Grande do Sul, conhecida como Serra Gaúcha].
As castas autorizadas, pelas tintas, são: Merlot – considerada a variedade que será a marca da DO -, mas também Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat como variedades complementares para elaboração de cortes de vinhos.
A Casa Valduga foi fundada em 1875 por Luis Valduga, o mais velho dos três filhos de Marco Luigi Valduga [Luis, Cândido e Victor]. Atualmente sua produção ultrapassa o milhão e meio de garrafas.
Casa Valduga Merlot Premium Gran Reserva da surpreendente safra 1999 é um vinho varietal [100%] elaborado com uvas de um único vinhedo selecionadas pela excelência do seu teor de açúcar e amadurecido em barricas de madeira de lei.
Matéria EdWine