A Itália é sinônimo de vinho, mas quando pensamos em espumantes, a primeira região que vem à mente é Champagne, na França. No entanto, a Itália guarda um segredo: a região de Franciacorta, na Lombardia, produz espumantes de altíssima qualidade, comparáveis aos melhores do mundo.
Embora menos conhecida que a região de Champagne, na França, Franciacorta vem ganhando destaque no cenário internacional, conquistando paladares exigentes e se estabelecendo como um dos grandes nomes entre os vinhos espumantes do mundo.
E o que torna o Franciacorta tão especial é a proximidade do Lago Iseo, onde o solo recebe os ventos gelados das montanhas dos Alpes.
Franciacorta é o nome da região vinícola no norte da Itália, famosa por sua produção de vinhos do tipo espumante que utiliza o método champenoise ou tradicional. Além disso, Franciacorta é também o nome do vinho espumante que possui o reconhecimento DOCG. Única região de espumante pelo método tradicional na Itália a obter esse título.
Possui padrões de produção rigorosos e uvas nobres, elaborando vinhos com notável diversidade estilística, complexidade e versatilidade.
Dentro dessa região foi criada uma rota para conhecer e degustar os vinhos produzidos pelas diversas vinícolas.
A região abrange cerca 19 municípios, rodeado de colinas e banhado pelas águas do Lago d’Iseo.
Franciacorta está repleta de lugares para visitar: abadias, igrejas, museus e edifícios históricos, destinos encantadores repletos da história da região.
A paisagem é caracterizada por colinas fascinantes cobertas de vinhedos, que ao longo do tempo substituíram as florestas originais.
Os Espumantes de Franciacorta DOCG
O espumante produzido na região segue o método champenoise, que garante complexidade e elegância aos vinhos.
Esse método consiste em fazer o vinho passar por duas fermentações: a primeira em tanques de inox e a segunda dentro da garrafa e em seguida, envelhecimento lento por, no mínimo, 18 meses, 30 meses para vinhos de safra única e um total geral de 60 meses para Reservas.
Os espumantes de Franciacorta são elaborados exclusivamente pelas uvas:
– Chardonnay
– Pinot Nero
– Pinot Bianco (até 50%)
– Erbamat (até 10%)
A região produz três tipos de espumantes:
– Franciacorta;
– Franciacorta Satèn;
– Franciacorta Rosé
Quando os vinhos adquirem ainda mais personalidade, podem se transformar em Franciacorta Millesimati e Franciacorta Riserva.
Os vários tipos de Franciacorta contêm diferentes quantidades de licor de expedição adicionadas:
-Pas Dosé
-Extra Brut
-Brut
-Extra Dry
-Sec ou Dry
-Demi-sec
As características desses vinhos são:
Complexidade: A segunda fermentação em garrafa e o longo período de envelhecimento sobre as leveduras conferem aos espumantes de Franciacorta uma complexidade aromática e gustativa única.
Elegância: Os vinhos são finos e delicados, com bolhas finas e persistentes.
Versatilidade: Os espumantes de Franciacorta acompanham desde aperitivos até pratos mais elaborados.
A rota vinícola de Franciacorta
A “Rota do Vinho Franciacorta” nasceu em 2000, dez anos após a fundação do Consórcio para a Proteção do Vinho Franciacorta, responsável por garantir e controlar o cumprimento das normas de produção de vinho.
Em pouco tempo tornou-se uma das “estradas” mais famosas da Lombardia e da Itália, graças à incrível oferta de serviços e oportunidades na região.
A estrada Franciacorta é um caminho entre a área do Lago Iseo margeada por Monte Orfano, Monte Alto e os rios Mella e Oglio e Brescia. São cerca de 80 km que percorrem 19 municípios da zona de Brescia com o objetivo de preservar e valorizar a cultura do vinho de Franciacorta.
Os municípios que fazem parte da região histórica são Adro, Capriolo, Cazzago San Martino, Coccaglio, Cellatica, Colônia, Corte Franca, Erbusco, Gussago, Iseo, Monticelli Brusati, Ome, Paderno Francacorta, Paratico, Passirano, Provaglio d’Iseo, Rodengo Saiano e Rovato.
Viajar pela estrada Franciacorta significa fazer uma viagem pela história e tradição gastronômica e vínica da Lombardia.
Além dos famosos espumantes, Franciacorta também produz vinhos apreciados como Curtefranca DOC (branco e tinto) e Sebino IGT, além de grappa de alta qualidade.
Franciacorta também é uma terra de natureza, história e arte. O Parque Natural Torbiere, Monte Orfano e Monte Alto, o Parque das Cachoeiras de Monticelli, o Jardim Botânico das Coníferas, o próprio Lago Iseo são apenas alguns exemplos das belezas paisagísticas que compõem o quadro de Franciacorta.
Além disso, ainda conta com o Mosteiro de São Pedro de Lamosa, a Abadia de São Nicolau de Olivetana o castelo de Bornato e o castelo de Passirano.
Existem muitas formas de viajar: a comodidade de utilizar o automóvel permite conhecer melhor a região, mas também são indicados outras alternativas como o trekking e a bike.
A gastronomia também é um ponto forte de Franciacorta, com uma grande variedade de restaurantes que oferecem pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos locais. A culinária da região é rica em sabores e ingredientes frescos, provenientes da terra fértil que circunda as vinhas.
Além das visitas às vinícolas, a região de Franciacorta oferece diversas atividades para os visitantes. Desfrute de caminhadas pelos vinhedos, passeios de bicicleta, passeios de barco pelo Lago Iseo e até mesmo a chance de participar de eventos culturais e festivais que acontecem ao longo do ano.
Vinícola Bersi Serlini
Bersi Serlini é uma das vinícolas mais antigas de Franciacorta. Fundada em 1886 em um local onde uma ordem de monges de Cluny se estabeleceu no século XI e cultivou os vinhedos.
Após 700 anos de domínio dos monges de Cluny, a propriedade tornou-se privada e em 1886 foi adquirida pela família Bersi Serlini, que expandiu e restaurou a vinícola. Mantiveram as instalações que remontam à época dos monges clunistas, ainda com afrescos nas paredes.
A localização é deslumbrante, perto do Lago d’Iseo e situada em meio a vinhedos pitorescos. Aninhado entre as planícies de Pianura Padana e os Pré-Alpes, ventos frios da montanha correm sobre o lago das montanhas, encontrando os ventos quentes que sopram da Pianura Padana, o que cria um microclima único e fresco que nutre suas uvas, espalhadas por 30 hectares.
A qualidade do terroir, particularmente o solo, é um dos ativos mais fortes da Bersi Serlini e de toda a região de Franciacorta, permitindo que os brancos e rosés espumantes combinem uma excelente acidez com delicados sabores frutados e cremosidade levedada.
A colheita é realizada inteiramente à mão em agosto. Os vinhos são produzidos pelo método Franciacorta.
Há duas adegas subterrâneas na vinícola: uma é para a produção de vinho e a outra é para a maturação das uvas.
Existem vários tipos de experiência para visitar a vinícola como degustação às cegas ou sensorial, tour privado, piquenique nos vinhedos e a tradicional, que foi a que fizemos. Na visita guiada, tivemos a oportunidade de conhecer a história e os processos de produção dos seus vinhos. Visitamos os vinhedos, as caves e a sala de produção, onde são revelados os segredos da elaboração dos espumantes. A experiência culmina com uma degustação dos diferentes rótulos, acompanhada por produtos locais e explicações detalhadas sobre as características de cada vinho.
Visitar a Bersi Serlini é uma experiência única para os amantes do vinho. A oportunidade de conhecer a história da família Serlini, de degustar espumantes excepcionais e de desfrutar da beleza da Franciacorta torna essa visita um momento inesquecível.
L’albereta Relais & Chateaux
O Albereta Relais & Chateaux é um luxuoso hotel Situado em uma vila histórica do século XIX com vistas extraordinárias do Lago Iseo, entre as colinas e vinhedos de Franciacorta. A arquitetura harmoniza-se perfeitamente com a paisagem, criando um ambiente acolhedor e sofisticado.
Os proprietários do hotel são os mesmos da famosa vinícola Bellavista, uma das mais renomadas da região. Bellavista fica a poucos passos dos quartos dos hóspedes. A ênfase da Bellavista está na qualidade e na produção orgânica. Ela usa métodos de cultivo consagrados pelo tempo que dependem apenas do ciclo natural das estações de Franciacorta. Videiras cuidadosamente colocadas, colheita manual e seleção manual — videira por videira — estão entre as técnicas autênticas que tornam os vinhos de Bellavista únicos. A fermentação secundária usa o método tradicional por pelo menos dois anos — com garrafas viradas apenas à mão.
O hotel dispõe de 3 restaurantes especializados em cozinha italiana, um bar e um terraço.
Optamos por almoçar no restaurante Leonfelice vista lago e foi uma experiência maravilhosa.
Possui uma vista incrível para o Lago d’Iseo e oferece uma experiência gastronômica única, combinando a tradição culinária italiana com ingredientes frescos e de alta qualidade. O menu é elaborado pelo chef Riccardo Camanini, que cria pratos inovadores e saborosos, sempre utilizando os melhores produtos da região.
Conclusão
Franciacorta é um destino imperdível para os amantes do vinho e da boa gastronomia. A região oferece uma experiência única, com espumantes de alta qualidade, paisagens deslumbrantes e uma rica cultura gastronômica.
Visite Franciacorta e deixe-se encantar por tudo que essa região tem a oferecer.