O ultimo dia da minha viagem pela Itália foi marcado por muitas aventuras. Visitei a incrível cidade de Brabaresco, berço do movimento slow food no mundo.
Na gigantesca Enoteca La Banca Del Vino é possível encontrar mais de 1.000 rótulos que ficam no underground de uma universidade de gastronomia. Conhecida como wineshop, o local é apropriadíssimo para realizar degustações.
La Banca pertence a família real de Savoia e aqui tem sido criado uma das maiores coleções de vinhos top italiano do mundo. Localizada na praça neogótico que faz parte do ‘The Heritage’ e também abriga a Universidade de Ciencias gastronômicas – de onde deriva o movimento slow food.
Hoje, La Banca tem armazenado mais de 100.000 garrafas em suas adegas e alguns itens real de colecionador. A visita inclui parte do museu e a possibilidade de visitar as regiões do vinho italiano em um só lugar, por essa razão, o local recebe frequentemente wineauctions e outros acontecimentos que envolvem o mundo do vinho italiano. Ah, não deixe de se atentar com os detalhes para as ruínas dentro da loja.
Após essa viagem no tempo na enoteca de La Blanca, escolhi almoçar no restaurante estrelado Michelin El Tornavento. Foi uma experiência única da gastronomia a visita de sua adega. Esse restaurante tem uma das vistas mais evocativas da região de Langhe e um menu imaginativo maravilhoso. A cozinha de estilo contemporâneo vem acompanhada de uma excelente carta de vinhos. O local oferece uma agradável experiência e é perfeito em todos os sentidos, incluindo o serviço. Para quem deseja passar a noite nas colinas, o restaurante também dispõe de quartos para os visitantes. Reserve com antecedência e tenha a certeza que a vista é algo único.
Nada melhor que relaxar depois do almoço que passear por Barbaresco, uma vila muito charmosa onde pude degustar bons vinhos. Não deixe de visitar a enoteca que fica dentro de uma antiga, pequena e linda igreja.
Para fechar com chave de ouro o dia, escolhi jantar no charmoso e pequeno restaurante Dulcis Vitis, onde tive a oportunidade de degustar uma incrível trufa branca. Ah, e não tive como deixar de comprar umas e trazer para o Brasil, a embalagem foi com fechamento a vácuo, mantendo a qualidade do produto.
Gostou desta incrível viagem? Deixe o seu comentário aqui abaixo. Caso tenha curiosidade sobre algo mais deste circuito, me pergunta e terei o enorme prazer em responder.