Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, bem no coração de um árido deserto, Mendoza é uma cidade com a história marcada pelo cultivo das uvas. Fundada em 1561, ao longo de canais de irrigação naturais, a cidade é reconhecida como um centro mundial de produção de vinho.
Para entender o porquê desse reconhecimento é preciso considerar sua história, geografia e clima. Confira abaixo as principais informações que você precisa saber sobre Mendoza, a terra dos amantes do vinho.
Com solo desértico, vento seco e chuva escassa, os Andes são a principal fonte de água da cidade, através do degelo, que é controlado por meio de um sistema de canais de irrigação de herança indígena, conhecidos como ‘acéquia’. Até hoje, esse sistema é responsável por distribuir a quantidade exata de água em cada parreira.
Cercada por belezas naturais em um ambiente semi desértico, a cidade possui o clima perfeito para a elaboração de vinhos de alta qualidade. Com média de 25°c no verão e -10° no inverno, as oscilações de temperatura dão à região grandes vantagens. As temperaturas mais altas ajudam a aguçar o açúcar das uvas e as mais baixas estimulam a produção do tanino.
Mendoza é dividida em cinco grandes sub-regiões: Região Norte, Leste, Rio Mendoza, Vale de Uco e Sul. Com características próprias de altitude e composição de solo, a produção de vinho de cada sub-região possui terroirs diferenciados, que dão personalidade única a cada tipo de vinho.
Com toda essa variedade, estima-se que existam mais de mil bodegas na cidade, entre grandes vitivinícolas e empreendimentos familiares, que contrastam tecnologias avançadas de cultivo, fermentação e comercialização do vinho, com conhecimentos rudimentares, passados de geração para geração.
Graças à qualidade da produção de vinhos, a região é visitada por milhares de pessoas durante o ano. Em Mendoza, o “turismo vinícola” é um verdadeiro presente para aqueles que apreciam de viver experiências únicas e preciosas, acompanhadas de um bom vinho. Durante a experiência é possível degustar os mais diversos rótulos, deliciar a alta gastronomia local e conhecer os processos de produção de alguns dos vinhos mais famosos do mundo.
Não é à toa que Mendoza tornou-se referência dentre os vinicultores.