A codorniz ou codorna que são criados em cativeiro para a produção de carne e ovos nada mais é do que a codorna doméstica, resultante do cruzamento de diversas espécies selvagens vindas diretamente do Japão. Por toda a sua eficiência reprodutiva ela poderá ser consumida e abatida com apenas 45 dias de vida, que é quando ela começa a colocar os ovos, sendo criada de forma comercial em todos os países, inclusive no Brasil.
A carne de codorna é muito saborosa, parece frango, mas com gosto acentuado e diferente. Existem várias receitas que podem ser feitas com a codorna, pode ser codorna com molho de vinho, recheada com tomate, com molho verde, recheada com ervas, com azeitona preta entre outras possibilidades. Nesta proposta, coxinhas de codorna temperadas no vinha d’alho por 24h foram assadas no forno e acompanharam um risotto de alho-poró, com tomate cereja.
CHAMBOLLE-MUSIGNY LES CRAS MICHÈLE & PATRICE RION 2004
Chambolle-Musigny é uma das Denominações de Origem [AOC] de maior prestígio da Borgonha, ocupando uma superfície de 160 hectares, delimitada ao norte pelos vinhedos de Morey-Saint-Denis e, ao sul, por Vougeot. O município de Chambolle tem 2 climas classificados Grand Cru [Musigny e Bonnes Mares] e 24 classificados em Premier Cru. Muitas vezes apresentados como os vinhos mais “femininos” e “delicados” da Côte de Nuits, a expressão dos vinhos de Chambolle-Musigny pode variar muito em função dos terroirs e da “pegada” de cada produtor. Os vinhos situados mais ao norte, na região do Grand Cru Bonnes Mares, são mais potentes e estruturados que dos vinhos do sul, perto do Grand Cru Musigny.
Juntos, essa equipe de marido e mulher criaram o Domaine Michèle & Patrice Rion em 1990, no momento em que Patrice ainda era responsável pelo domínio de sua família [Daniel Rion]. Ele construiu sua própria vinícola em 2000 e criou seu negócio de negociantes, SARL Patrice Rion. A propriedade atualmente cultiva 6 há, focada nas denominações Nuits Saint Georges e Chambolle-Musigny, e produz apenas vinhos tintos da casta Pinot Noir, embora 1,30 ha em Nuits produzam um vinho branco de Chardonnay [90%] e Pinot Blanc [10%]. Chambolle-Musigny Les Cras 2004 é um varietal [100%] Pinot Noir de vinhedos com idade média de 40 anos e envelheceu em barris de carvalho [cerca de 50% novos], durante 18 meses.