A história do Château de Berne que fica sediado na região de Haut Var, entre os delicados campos de Lorgues e Flayosc, começa no século XI, quando o Conde de Toulouse Raymond V doou a propriedade para São Bernardo, fundador da ordem cisterciense. Lá, monges se instalaram com a responsabilidade de tornar a terra produtiva. Anos depois, a família Estellon tomou posse das instalações e, em meados do século XVIII, restaurou toda a área. Com as reformas, novas parcelas de vinhas foram ali plantadas.
Pertence atualmente ao inglês Bill Muddyman que investiu em mais 32 hectares de vinhedos e trouxe modernidade à secular vinícola. O Château possui um centro de turismo onde é possível usufruir de toda a infra-estrutura e conhecer os vinhos e a comida que produzem.
Extremamente charmoso e elegante numa garrafa diferenciada, Terres de Berne Rosé 2014, produzido com as castas Cinsault [60%] e Grenache [40%], veio direto do coração de Provence. Vinho leve elaborado em tanques de aço inox, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, framboesa e groselha que levam imediatamente para um preguiçoso passeio pelos campos provençais. Em boca, igualmente fresco e saboroso, com acidez marcada e delicadas notas de pêssego.
Confira uma ótima dica de harmonização para este vinho:
O fusilli tricolore é uma homenagem as cores da bandeira italiana. Tomates e espinafre foram adicionados na preparação desta pasta para dar-lhe as cores. Sua forma de três alhetas que correm de forma harmoniosa e torcida num padrão espiral, ajuda muito na captação de todos os tipos de tempero.
Nesta proposta gastronômica teve a companhia saudável e deliciosa de azeite de oliva extra virgem, alho, azeitonas pretas, salsinha e hortelã fresca picada e filés de anchova.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é sempre muito importante!
Por Ed Wine