A partir das viagens a Portugal para participar de provas de vinhos nas regiões do Douro e Alentejo, principalmente, o sommelier Dionísio Chaves criou um encantamento especial pela Quinta do Portal, uma vinícola independente que adotou o chamado conceito de “boutique winery”, definido por muitos como sendo a síntese da dedicação a produções limitadas, utilização de método artesanal e, como prêmio, criando um reconhecimento que o transforma em uma marca cult.
Este projeto levou ao desenvolvimento de produtos de categorias especiais, que deu ênfase à criação de vinhos do Douro de classe internacional, começando no início dos anos 90, tendo como base uma propriedade centenária da Família Mansilha Branco, onde era produzido Vinho do Porto, que adotou a qualidade como lema, como atestam os vários prêmios nacionais e internacionais.
Sua relação com a família da Quinta do Portal foi crescendo e ultrapassou os limites de ser recebido na vinícola apenas como um dos brasileiros mais premiados no mundo do vinho que era convidado para as provas de novas safras e novos produtos e passou a ser acolhido como um membro do clã naquele ambiente em que se respirava, antes de tudo, confiança.
Esta foi a palavra chave para Dionísio acreditar que havia chegado a hora de abrir seu coração e revelar à sua nova família portuguesa o sonho que sempre acalentou de, quem sabe um dia, criar e assinar o seu próprio vinho.
Várias safras depois e muitas outras viagens para provas, o sonho começou a virar realidade no ano 2000, fruto da amizade com o enólogo português Paulo Coutinho, e o sommelier que começou sua carreira como cumim, ajudante de garçom, no Restaurante Guimas do Fashion Mall, em São Conrado, no Rio de Janeiro, e ganhou gosto e conhecimento pelo vinho bebendo o que sobrava nas garrafas dos clientes, estava pronto para começar a elaborar um produto em que engarrafaria toda sua experiência de muito tempo e levaria a sua assinatura.
A realização de abrir a primeira garrafa do seu próprio vinho aconteceu em 2010, safra na qual foi encontrada a qualidade necessária para a elaboração de um resultado baseado em suas profundas convicções.
Do sonho de Dionísio Chaves, em parceria com o enólogo português Paulo Coutinho, nasceram dois vinhos especiais: Quinta do Portal Colheita, de aroma agradável, frutado e convidativo, fácil de beber, redondo e equilibrado, e Quinta do Portal Grande Reserva, complexo, frutado e denso, com final interessante e peculiar com a marca registrada de um respeitável português do Douro.
Os dois vinhos assinados por Dionísio Chaves estão em seus restaurantes, o italiano Duo, na Barra da Tijuca, no wine bar Bottega del Vino, no Leblon, e no Úniko, no Centro do Rio.
E Dionísio assegura que não para de sonhar. Garantia de que, em breve, mais novidades de qualidade estarão sendo engarrafadas.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou, sua opinião é muito importante!
Também tenho um sonho desenhar um rótulo para espumante,já tenho inclusive a tela pronta ,voc~e pode me auxiliar a encontrar a garrafa certa para minha tela???